Pautas da reunião do presidente Lula podem ser divulgadas hoje
Nesta segunda-feira, dia 5, o governo pode anunciar mais informações sobre o novo programa Desenrola, que tem o objetivo perdoar dívidas de até R$ 100, situação que atinge mais de 3 milhões de brasileiros.
O Desenrola será um programa opcional para a população que tem dívidas nesse valor, e essas serão absolvidas. Além disso terá acesso ao fundo de garantia para receber outros débitos com desconto. Será feito um leilão, em que o credor que oferecer um maior desconto terá acesso ao fundo, que conta com R$ 20 bilhões do Tesouro Nacional.
Outro assunto que pode ser anunciado é a decisão sobre o programa para garantir carros mais baratos no país. O empecilho é como compensar a renúncia fiscal às montadoras, e foi proposto que a cobrança de impostos do diesel voltasse em 2023, antes previsto para 2024.
A redução de custos dos automóveis teria validade de 4 meses, porém há também uma possibilidade de que dure 6 meses. Tudo isso será decidido hoje.
Há objeções dentro do governo em relação a esse programa, pois elevaria o custo dos caminhoneiros devido a esse aumento.
Esses assuntos serão pauta da reunião do presidente Lula, com Geraldo Alckmin (vice-presidente), Rui Costa (ministro) e Fernando Haddad (ministro da Fazenda).