Por Gabriel Previtale
Thiago Emanuel Dias da Silva, de 43 anos, trabalha há 23 anos na Polícia Militar do Estado de São Paulo, atualmente como Cabo, na modalidade de patrulhamento Ronda Escolar, nos municípios de Vinhedo e Valinhos. Morador de Valinhos desde 2014, Thiago compartilhou sua trajetória musical, marcada por desafios e conquistas.
O músico começou a aprender violino em 1997, na igreja Congregação Cristã no Brasil. “Escolhi o violino pela sua linda sonoridade e pela dificuldade do aprendizado”, conta. No entanto, os estudos não avançaram na época devido à falta de dedicação e à correria do dia a dia.
Após mudar-se para Valinhos, em 2015, o então aluno decidiu retomar os estudos no curso de violino do Centro Cultural Vicente Musseli de Valinhos. “Desde a primeira aula, formou-se uma grande amizade com o professore e maestro Rone, e os estudos evoluíram naturalmente”, relembra. Apesar dos desafios de encontrar tempo para praticar e se dedicar ao instrumento, o policial destaca a apresentação de final de ano junto aos demais alunos como um dos momentos mais gratificantes.
“O professor Rone é uma grande inspiração para mim, pelo carinho, paciência, dedicação e disponibilidade de tempo que sempre tem para nós, alunos”, afirma Thiago. Com um regime de trabalho em escala, ele consegue conciliar os dias de aulas com suas folgas, mantendo-se dedicado ao violino.
Para Thiago, o aprendizado do violino desenvolveu habilidades como concentração, foco e raciocínio. Ele aconselha os iniciantes a não desistirem: “Por mais difícil que possa parecer, as aulas irão sair naturalmente, mas é preciso muita prática e dedicação.” Thiago é um exemplo de perseverança e amor à música, inspirando outros a seguirem seus sonhos, independentemente dos obstáculos.