Governo Federal lança política nacional para ampliar atendimento de saúde à população em situação de rua


Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta quarta-feira (24), em São Paulo, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População em Situação de Rua (PNAIS Rua), iniciativa que estabelece diretrizes para ampliar o acesso dessa população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.

A nova política tem como objetivo garantir atendimento integral às pessoas em situação de rua em todas as fases da vida, além de enfrentar barreiras que dificultam o acesso aos serviços de saúde, como a aporofobia, o racismo e a LGBTQIA+fobia.

Entre as principais ações anunciadas está a entrega de 400 Unidades Móveis de Rua (UMR) para municípios e para o Distrito Federal. Os veículos serão utilizados pelas equipes dos Consultórios na Rua, ampliando a capacidade de atendimento diretamente nos territórios onde essa população vive.

Segundo o Ministério da Saúde, 350 equipes devem receber as unidades móveis ainda em 2026. A previsão é que todas estejam em funcionamento até 2027. O investimento previsto para a ação é de R$ 144 milhões.

De acordo com Padilha, a estrutura das novas unidades permitirá a realização de consultas médicas, atendimentos de enfermagem, acompanhamento pré-natal, curativos e coleta de exames sem a necessidade de deslocamento até uma unidade de saúde.

“O nosso objetivo com a nova política é cuidar melhor das cerca de 200 mil pessoas que já são acompanhadas pelas equipes de Consultório na Rua. Com a estrutura das novas unidades móveis, elas vão fazer consulta médica, o acompanhamento de enfermagem, o acompanhamento de pré-natal, procedimentos curativos e coleta de exames no próprio território”, afirmou o ministro.

Além dos recursos destinados às unidades móveis, o governo federal prevê mais de R$ 85 milhões para manutenção e contratação de equipes em 2026, além de investimentos adicionais superiores a R$ 30 milhões para ampliação da estrutura entre 2026 e 2027.

A PNAIS Rua foi construída de forma conjunta entre União, estados e municípios, por meio do Comitê Técnico de Saúde da População em Situação de Rua. O grupo reúne representantes de movimentos sociais, instituições de ensino, pesquisa e extensão, além de gestores do SUS.

Durante a agenda em São Paulo, Alexandre Padilha também visitou o Instituto do Coração (Incor), participou do lançamento de uma unidade móvel de saúde voltada a caminhoneiros em Cubatão e esteve em São Vicente para conhecer a obra concluída do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Jardim Rio Branco.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/terceiravisaovalinhos/

Leia anterior

Campinas recebe 26ª Parada do Orgulho LGBT+ com programação cultural e desfile no Centro, neste domingo (28)

Leia a seguir

Valinhos tem pets para adoção e vagas para castração gratuita de cães e gatos neste sábado (27)