Na manhã de hoje, sexta-feira, dia 28, um comerciante do Centro de Valinhos fez uma denúncia de furto de uma luminária e falta de manutenção na iluminação da praça da igreja de São Sebastião.
Solicitada no local, a reportagem do Jornal Terceira Visão constatou a avaria no patrimônio histórico do lugar, além de um banco quebrado.
Ivan Gongora, da Banca Matriz, disse que há uma semana serraram e furtaram uma luminária na parte lateral da praça, e que há muito tempo não trocam as lâmpadas queimadas na parte da frente do local.
“Falta fiscalização. A pessoa que serra uma peça metálica assim não o faz tão rapidamente. Falta monitoramento e manutenção da iluminação que faz com que crimes assim aconteçam”, disse o comerciante.
Além do sentimento de insegurança, ainda há a perda do valor histórico da peça furtada. O Jornal Terceira Visão vai cobrar uma posição da Prefeitura a respeito.
Prefeitura
A Secretaria de Serviços Públicos informa que o local mencionado é uma extensão da área de propriedade da igreja que, no final do ano passado, solicitou à Prefeitura a remoção dos postes de iluminação e contratou uma empresa privada para instalar e fazer a manutenção das luminárias. Em relação ao entorno da praça, as ruas já estão no cronograma de revitalização com iluminação a LED ainda neste primeiro semestre.
Texto e roteiro: Bruno Marques
Fotos e filmagem: Victor Braga