O Ministério da Educação (MEC) anunciou a ampliação do prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Agora, os candidatos têm até o dia 27 de junho para realizar o pagamento e confirmar a inscrição no exame.


O valor da taxa é de R$ 85 e pode ser pago por boleto, Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança, dependendo da instituição bancária. Para quem optar pelo Pix, o QR Code está disponível no boleto gerado na Página do Participante.
Estudantes matriculados em escolas públicas que finalizam o ensino médio em 2025 estão isentos da taxa, e por isso não receberão boleto para pagamento.
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil, exceto nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (Pará), onde o exame acontecerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Essa alteração ocorre devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em Belém em novembro.
Além disso, o Enem 2025 retorna a oferecer a certificação de conclusão do ensino médio ou a proficiência parcial para estudantes maiores de 18 anos. Para obter a certificação, o participante deve alcançar no mínimo 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.
A inscrição no Enem só é confirmada após o pagamento da taxa ou, no caso de isenção, mediante comprovação.