Prefeitura de Valinhos ampliará carga horária nas escolas municipais a partir de 2025

A partir de 2025, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação, dará início à implantação gradativa da ampliação da carga horária nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs). A medida vai beneficiar, inicialmente, sete unidades escolares, com o objetivo de proporcionar aos alunos mais oportunidades de aprendizado, contando com o trabalho de professores especialistas em disciplinas como Inglês, Arte e Educação Física.

De acordo com a Secretaria da Educação, as turmas da Pré-Escola (Infantil I e II) e os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) passarão a contar com uma quinta aula diária de 50 minutos. Com isso, a carga horária anual de ensino será ampliada para mais de 833 horas. As turmas da Educação Infantil e dos 1º ao 3º anos contarão com uma aula semanal de Inglês, duas aulas de Arte e duas aulas de Educação Física. Já as turmas dos 4º e 5º anos terão duas aulas de Inglês, duas de Arte e duas de Educação Física.

As unidades que serão contempladas com essa ampliação inicial são as EMEBs Ângela Turcatti (Vila Santana), Doutora Yrma de Andrade Fiori (Jardim Universo), Manoel Furlan (Ponte Alta), Antônio Favrin (Macuco), Tomoharu Kimbara (Macuco) e Antônio Perseghetti (Ponte Alta).

Para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), a ampliação será ainda maior, com a implementação de uma sexta aula diária de 50 minutos. Com isso, a carga horária total anual passará para 1.000 horas. No Fundamental II, a nova grade curricular contará com seis aulas de Matemática, seis de Língua Portuguesa, quatro de Geografia, quatro de História, quatro de Ciências, duas de Arte, duas de Educação Física e duas de Língua Inglesa.

A EMEB Governador Orestes Quércia (Jardim Paraíso) também terá ampliada sua carga horária, com a inclusão da sexta aula, enquanto a EMEB Dona Carolina de Oliveira Sigrist (Capivari), que já é escola-piloto do Programa de Ensino Integral desde 2024, passará a contar com nove aulas diárias, totalizando 45 horas semanais.

Leia anterior

Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta sobre risco de tempestade na região de Campinas entre esta quinta e sexta-feira

Leia a seguir

Final da 1ª divisão será entre Valência e Unidos do Pinheirão no Estádio do Bom Retiro