News

Prefeitura de Valinhos anuncia crescimento no Índice de Participação dos Municípios para 2025

Dentro da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Valinhos foi um dos 16 municípios que registraram variação positiva no IPM definitivo para 2025

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Fazenda, anunciou um crescimento de 5,37% no Índice de Participação dos Municípios (IPM) definitivo para 2025, que passou de 0,3469542 para 0,3667511. Esse indicador, utilizado para o rateio da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) entre os municípios paulistas, é calculado anualmente pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo com base em diversos critérios, sendo o principal deles o Valor Adicionado, que representa 76% da análise.

Dentro da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Valinhos foi um dos 16 municípios que registraram variação positiva no IPM definitivo para 2025. Além disso, o município conseguiu manter a 48ª posição no ranking para a distribuição das receitas do ICMS no próximo ano.

A Secretaria da Fazenda estima que o aumento no IPM definitivo represente uma receita adicional de R$ 13 milhões para o município em 2025.

O ICMS é uma das principais fontes de receita para Valinhos, correspondendo a 17,27% da arrecadação total do município. Além disso, a atividade econômica local desempenha um papel essencial no aumento do Valor Adicionado, consolidando Valinhos como um polo econômico relevante no Estado de São Paulo.

Leia anterior

Curta-metragem com o artesão Moacir Olaf será exibido nesta quinta-feira, na Praça Washington Luiz

Leia a seguir

“O Alto da Compadecida 2” estreia no cinema de Valinhos na próxima quinta-feira (26)