Dentro da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Valinhos foi um dos 16 municípios que registraram variação positiva no IPM definitivo para 2025
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Fazenda, anunciou um crescimento de 5,37% no Índice de Participação dos Municípios (IPM) definitivo para 2025, que passou de 0,3469542 para 0,3667511. Esse indicador, utilizado para o rateio da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) entre os municípios paulistas, é calculado anualmente pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo com base em diversos critérios, sendo o principal deles o Valor Adicionado, que representa 76% da análise.
Dentro da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Valinhos foi um dos 16 municípios que registraram variação positiva no IPM definitivo para 2025. Além disso, o município conseguiu manter a 48ª posição no ranking para a distribuição das receitas do ICMS no próximo ano.
A Secretaria da Fazenda estima que o aumento no IPM definitivo represente uma receita adicional de R$ 13 milhões para o município em 2025.
O ICMS é uma das principais fontes de receita para Valinhos, correspondendo a 17,27% da arrecadação total do município. Além disso, a atividade econômica local desempenha um papel essencial no aumento do Valor Adicionado, consolidando Valinhos como um polo econômico relevante no Estado de São Paulo.