News

Prefeitura de Valinhos decreta situação de emergência e cria comitê para combate a incêndios

A prefeita de Valinhos, Lucimara Rossi de Godoy, decretou situação de emergência no município em decorrência do crescente número de incêndios florestais registrados nos últimos dias. O Decreto nº 12.266, publicado em 4 de setembro de 2024, tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção, combate e mitigação dos danos causados pelos incêndios que têm afetado a cidade.

Para coordenar essas ações, foi criado o Comitê Gestor de Prevenção e Combate a Incêndios, que atuará diretamente no gabinete da prefeita. O comitê será liderado por Markson Elianai Vieira e contará com a participação de membros da administração municipal, além de representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Ambiental e a DAEV. Entre os membros, estão Argeu Alencar da Silva, João Gabriel Vieira, José Eduardo Camargo e Rafael Bassi, além do Capitão PM Bruno Gobbo e o 1º Sargento PM Dimas Alves de Oliveira, da Polícia Militar, e o Cabo PM Gilmar Galvão, da Polícia Ambiental.

Outras entidades da sociedade civil, como a Câmara Municipal de Vereadores, a OAB, a Associação Mata Ciliar, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) e associações locais, também serão convidadas a participar, ampliando a colaboração e garantindo uma resposta coordenada às emergências.

Entre as principais responsabilidades do comitê estão a implementação de estratégias de prevenção e combate a incêndios, a promoção de transparência nas decisões e a criação de uma rede integrada de monitoramento para aprimorar a resposta rápida e eficaz às ocorrências.

O decreto estabelece que as despesas relacionadas às ações do comitê serão custeadas por recursos específicos previstos no orçamento municipal, e sua vigência perdurará até que a situação de emergência seja oficialmente cessada.

Além disso, foi instaurado um inquérito policial para investigar as causas dos incêndios que devastaram grande parte da Serra dos Cocais. As equipes solicitam o apoio da população para evitar o descarte de bitucas de cigarro e outros materiais que possam provocar novos focos de incêndio. Em caso de queimadas, a população pode acionar as equipes pelos telefones de emergência.

Leia anterior

Prefeitura começa campanha de vacinação contra Influenza na rodoviária de Valinhos

Leia a seguir

Davi e Igor Valente conseguem medalhas no Campeonato Paulista de Kung Fu 2024