Prefeitura de Valinhos e Embrapa lançam projeto Agrival em apoio à agricultura familiar

Termo de cooperação assinado nesta quarta-feira (29) prevê uso de novas técnicas para auxiliar os produtores e fomentar o setor

Projeto Agrival – da Prefeitura de Valinhos e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) -, foi lançada nesta quarta-feira, dia 29. A ação busca fomentar o setor agrícola com o incentivo a participação dos jovens, além das adequações aos novos desafios. Para iniciar, um levantamento de informações sobre políticas públicas será feito, e ações de apoio à agricultura familiar.

O termo de cooperação foi assinado pela prefeita Capitã Lucimara Godoy e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico,Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, e do diretor do Departamento de Agricultura, Aluísio Mamprin Brunello. Pela Embrapa Meio Ambiente, participaram do ato a chefe geral, Ana Paula Contador Packer, e o gestor técnico e pesquisador, engenheiro agrônomo, Ivan André Alvarez. Também estavam na oficialização do termo de cooperação os representantes do Conselho Rural, Laércio Honda e Emerson Copetti, além de Pedrinho Pelegrini, da Associação Agrícola de Valinhos e Região.

Para que o projeto pudesse ser realizado foi estabelecido linhas entre a Prefeitura e a Embrapa para que a cooperação técnica possa inovar e criar um ambiente promissor. De acordo com o pesquisador Ivan Alvarez: “A Embrapa irá desenvolver várias dinâmicas junto às famílias rurais e promover um diagnóstico atual do município, além de planejar cenários de atuação em novos mercados com maior agregação de valor e sustentabilidade ambiental. Também busca-se fomentar a adoção de tecnologias que apontem áreas prioritárias de preservação ambiental para implementar o Programa de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA), que já existe por lei em Valinhos, mas ainda não foi estabelecido”, destacou.

“Essas ações serão importantes para tornar o jovem rural protagonista e indutor de uma agricultura periurbana moderna, próspera e alinhada às agendas ambientais. Percebemos que quando existem modelos de negócios prósperos na agricultura o jovem permanece na propriedade”, mencionou também Fagoni Calegario, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e membro do projeto AgriVal.

Segundo o secretário Rafael, o Plano de Trabalho firmado pelo acordo de cooperação entre a administração municipal, a Embrapa e a Faped (Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento), envolve 11 etapas, entre elas o completo mapeamento e diagnóstico do uso e cobertura das terras do município, cruzamento dos mapas de estradas rurais e uso das terras, levantamento do potencial da agroecologia em Valinhos, além de estudo de novos mercados para a agricultura local.

“Também buscamos com este Termo de Cooperação conhecer mais de perto a situação dos jovens rurais, estabelecer propostas para políticas públicas de incentivo municipal para a agricultura familiar, apoio às atividades relacionadas à adequação ambiental, gerenciamento e articulação junto ao setor Agrícola de Valinhos”, detalhou o secretário.

Leia anterior

Vôlei Vinhedo disputa 3º lugar da Superliga B nesta quarta (29)

Leia a seguir

Esquadrilha da Fumaça confirma presença no Aniversário de Vinhedo