Segundo dados do IBGE de 2010, Valinhos teria aproximadamente 5,7 mil pessoas com deficiência
Após 13 anos sem atualizações estatísticas significativas, a Prefeitura de Valinhos anuncia o lançamento do novo Censo da Pessoa com Deficiência, marcado para a próxima segunda-feira (4) às 16h30 no Paço Municipal. O evento será palco do lançamento inovador do botão do pânico destinado às pessoas com deficiência auditiva, uma iniciativa pioneira na Região Metropolitana de Campinas (RMC), além do cartão destinado à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo dados do IBGE de 2010, Valinhos teria aproximadamente 5,7 mil pessoas com deficiência, mas a falta de atualização dessas estatísticas evidencia a necessidade do novo censo. O objetivo é mapear e quantificar quantas pessoas com deficiência vivem na cidade, identificando suas reais necessidades e possibilitando a implementação de políticas públicas específicas em seu benefício.
O botão do pânico para surdos, integrante do Programa Olho Vivo, é uma novidade na RMC. Desenvolvido para facilitar o acionamento da Guarda Civil Municipal (GCM) por pessoas com deficiência auditiva, o aplicativo permite o envio de mensagens de texto em tempo real para o Centro de Operações e Inteligência (COI).
A valorização das pessoas com Transtorno do Espectro Autista também está em pauta. Agora, elas terão um cartão de identificação, semelhante ao iCidadão oferecido pelo Programa Valinhos 360. A iniciativa visa reduzir a burocracia e proporcionar maior eficiência no acesso aos serviços prestados pela Prefeitura.
O cadastramento para o novo censo e a obtenção do cartão estarão disponíveis a partir da terça-feira (5) na Central iCidadão do Paço Municipal, localizado na Rua Antônio Carlos, nº 301, Centro. Os interessados devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço no ato do cadastro. A Prefeitura reforça seu compromisso com a inclusão e a promoção da qualidade de vida para todos os cidadãos valinhenses.