News

Prefeitura de Valinhos lança botão do pânico destinado às pessoas com deficiência auditiva

Segundo dados do IBGE de 2010, Valinhos teria aproximadamente 5,7 mil pessoas com deficiência

Após 13 anos sem atualizações estatísticas significativas, a Prefeitura de Valinhos anuncia o lançamento do novo Censo da Pessoa com Deficiência, marcado para a próxima segunda-feira (4) às 16h30 no Paço Municipal. O evento será palco do lançamento inovador do botão do pânico destinado às pessoas com deficiência auditiva, uma iniciativa pioneira na Região Metropolitana de Campinas (RMC), além do cartão destinado à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo dados do IBGE de 2010, Valinhos teria aproximadamente 5,7 mil pessoas com deficiência, mas a falta de atualização dessas estatísticas evidencia a necessidade do novo censo. O objetivo é mapear e quantificar quantas pessoas com deficiência vivem na cidade, identificando suas reais necessidades e possibilitando a implementação de políticas públicas específicas em seu benefício.

O botão do pânico para surdos, integrante do Programa Olho Vivo, é uma novidade na RMC. Desenvolvido para facilitar o acionamento da Guarda Civil Municipal (GCM) por pessoas com deficiência auditiva, o aplicativo permite o envio de mensagens de texto em tempo real para o Centro de Operações e Inteligência (COI).

A valorização das pessoas com Transtorno do Espectro Autista também está em pauta. Agora, elas terão um cartão de identificação, semelhante ao iCidadão oferecido pelo Programa Valinhos 360. A iniciativa visa reduzir a burocracia e proporcionar maior eficiência no acesso aos serviços prestados pela Prefeitura.

O cadastramento para o novo censo e a obtenção do cartão estarão disponíveis a partir da terça-feira (5) na Central iCidadão do Paço Municipal, localizado na Rua Antônio Carlos, nº 301, Centro. Os interessados devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço no ato do cadastro. A Prefeitura reforça seu compromisso com a inclusão e a promoção da qualidade de vida para todos os cidadãos valinhenses.

Leia anterior

Eleição para conselheiros do Valiprev terá início em 4 de dezembro

Leia a seguir

Vira-lata Vira-Casa promove doação de sangue para pets