Ações em desenvolvimento visam proteger entorno da área contra incêndios
Foi iniciada na última segunda-feira, dia 13, pela Secretaria de Serviços Públicos – da Prefeitura de Valinhos -, a execução de aceiros na Barragem João Antunes dos Santos, na região do bairro Caixa D’Água, em Vinhedo.
O trabalho é feito com a preparação do espaço, realizando a abertura de faixas no solo sem vegetação. A finalidade é impedir o avanço de chamas em caso de focos de incêndio. No ano passado, em outubro, cerca de três milhões de m² na região da barragem foram consumidos pelo fogo.
Por ser um local de extensa área e vegetação, os aceiros estão sendo abertos estrategicamente. O planejamento foi realizado pela Defesa Civil, em parceria com o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) e a Secretaria de Serviços Públicos.
Para organizar as ações, uma vistoria foi feita no segundo semestre de 2022, percorrendo a área vegetal da barragem e traçando pontos que poderiam ser locais de aceiros.
História
Há 49 anos a Barragem João Antunes dos Santos, que está na bacia do Córrego Bom Jardim, foi adquirida pela Municipalidade e alimenta a Estação de Tratamento de Água (ETA) I pela antiga adutora da Rocinha, que abastecia Campinas e que foi comprada por Valinhos em 1974.
Construída no fim do século XIX por engenheiros ingleses, o sistema – também conhecido como aqueduto – enviava a água até Campinas por gravidade, sem auxílio de bombas. Iniciada em 1876 e concluída em 1891 pelo engenheiro Robert Normaton, a obra foi idealizada por Dom Pedro II para abastecer Campinas no século XIX. Atualmente, essa barragem é responsável por 9,3% da água distribuída em Valinhos.