News

Prefeitura reforça combate à dengue com ‘Busca Ativa’ noturna

Agentes vistoriam casas à procura de pessoas com sintomas e criadouros do Aedes aegypti

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, intensificou os esforços para combater a proliferação da dengue. O trabalho de ‘Busca Ativa’, que consiste na procura de pessoas com sintomas e criadouros do Aedes aegypti, é realizado também à noite nas casas que ficam vazias durante o dia, sempre às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19h30.

Neste ano, 22.682 imóveis foram vistoriados nos dois períodos. “As casas fechadas são registradas como ‘pendência’ para voltarmos em outro momento, inclusive à noite, pois na maioria das vezes o morador não nos atende por estar trabalhando”, explica o supervisor de campo da Vigilância em Zoonoses, Cristiano Dias Venâncio.

O índice de imóveis fechados nos primeiros cinco meses do ano é de 45%. Das 41.599 visitas, os agentes não foram recebidos em 18.917. “A noite conseguimos visitar os imóveis com mais facilidade, atendendo mais de 70% das pendências”, afirma.

A ‘Busca Ativa’ acontece quando um caso de dengue é confirmado em determinada região e os agentes realizam uma avaliação do local onde a pessoa mora e monitoram a disseminação nas redondezas, em um raio de 500 metros, com visita em todos os imóveis. Se outro morador apresentar sintomas, é encaminhado para o exame de sorologia, além de receber as orientações.

Também é realizado o ‘Bloqueio e Controle de Criadouros’, que consiste na eliminação de materiais com água parada junto com o morador, para que ele entenda na prática a importância da prevenção.

Por isso, a Secretaria da Saúde também alerta sobre a importância de os moradores receberem os agentes de combate de endemias em suas casas e esclarece, para que não haja dúvidas, que todos portam um crachá de identificação com os dados pessoais e estão sempre uniformizados com colete, camiseta ou jaqueta azul contendo o brasão da Prefeitura. Além disso, trabalham em dupla ou grupo e os carros oficiais circulam pelo bairro.

O balanço atualizado na última quarta-feira, dia 7, mostra que Valinhos registrou 165 casos positivos de dengue neste ano, sendo 127 autóctones e 38 importados, além de 2.400 descartados. O índice é 79,9% menor em relação ao ano passado, com 821 casos no mesmo período.

Leia anterior

DIGÃO NO ESPORTE & AMIGOS

Leia a seguir

Frete Pós-Pago é nova opção para despesas com frete