Projeto visa ampliar vagas para a educação infantil e atender mais de 80 crianças
A Secretaria de educação segue com as obras de reforma e ampliação do prédio da antiga EMEB Emely Tófolo Machado, no bairro Capuava, que será transformado na nova CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) com a capacidade de atender mais de 80 crianças, diminuindo o déficit de vagas de educação infantil na cidade. A obra está na fase de retirada e demolição de alguns materiais e passamento da rede de esgoto.
No local será feita a ampliação da cozinha, com adequações às normas sanitárias, adequação das salas, para atendimento de aproximadamente 80 alunos de maternal 1 e 2, criação de sanitários para a faixa etária a ser atendida, adequação para acessibilidade e novo layout para secretaria, diretoria e sala de professores, com a inclusão do antigo centro comunitário à futura CEMEI.


A Secretária de Educação Claudineia Vendemiatti Serafim comenta que esta é a terceira creche municipal que será entregue para reduzir o déficit de vagas na educação infantil da cidade. “Durante os meses de maio e junho, inauguramos as CEMEI’s localizadas nos bairros São Luís e Nova Palmares, com capacidade para 150 crianças em cada, que já entraram em funcionamento em fase de adaptação. Essas unidades, somadas a Emely Tófolo Machado, atenderão aproximadamente 380 alunos quando estiverem funcionando com 100% de capacidade”, afirmou Claudineia.
De acordo com a Prefeita Lucimara “Esta ação faz parte de uma série de investimentos na área da Educação para 2022, que além das novas vagas, também inclui a instalação de computadores e lousas digitais, formação contínua de educadores, implantação de novos projetos pedagógicos com a inserção de kits de materiais pedagógicos.” Ela reforça que o objetivo é recuperar os prejuízos com o aprendizado durante a pandemia do Covid-19.