Prevenção e diagnóstico do câncer bucal serão oferecidos em UBSs a partir de terça-feira

Ação ocorrerá paralelamente à Campanha de Vacinação contra Influenza

A Prefeitura de Valinhos dá início à Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, em parceria com a 26ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, a partir desta terça-feira (2). Durante os horários de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), equipes de saúde bucal estarão disponíveis para realizar exames da cavidade oral, sem a necessidade de agendamento prévio. Esse esforço conjunto busca promover a detecção precoce de possíveis casos de câncer bucal, visando melhores prognósticos e tratamentos mais eficazes.

O diagnóstico precoce é essencial, uma vez que o câncer bucal pode não apresentar sintomas evidentes em estágios iniciais. Por isso, a realização dos exames durante a campanha de vacinação oferece uma oportunidade conveniente para a população realizar uma avaliação preventiva da saúde bucal. Placas brancas, vermelhas e pequenas úlceras são sinais que podem ser identificados precocemente, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido.

Em caso de detecção de alterações, os pacientes receberão acompanhamento contínuo por profissionais de saúde bucal e serão encaminhados ao tratamento adequado conforme necessário. A iniciativa destaca a importância da saúde bucal como parte integral do cuidado preventivo e demonstra o compromisso da Prefeitura de Valinhos em garantir o acesso a serviços de saúde abrangentes e eficazes para a comunidade.

Leia anterior

Próximos dias terão chuvas e temperaturas amenas em Valinhos

Leia a seguir

Maratona beneficente de 24 horas tênis é adiada para o dia 13 de abril