

Com a chegada de setembro, o clima começa a mudar no interior de São Paulo. O mês marca a transição do Inverno para a Primavera e, neste ano, a previsão indica temperaturas um pouco acima da média em boa parte da região, além da volta das chuvas, que devem ficar dentro ou ligeiramente acima da média em alguns pontos, segundo informações do Climatempo.
Setembro é conhecido por registrar as primeiras pancadas de chuva do período úmido, principalmente no fim da tarde, resultado da combinação entre calor e umidade. No entanto, essas precipitações devem acontecer de forma irregular e localizada, sem depender da passagem de frentes frias. De acordo com os meteorologistas, essas chuvas iniciais tendem a ser fortes e podem vir acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas.
Apesar do retorno das precipitações, o volume de chuva deve ficar um pouco abaixo da média no oeste paulista. Já em outras áreas do interior, os índices podem se manter dentro ou até ligeiramente acima do esperado.
As temperaturas, por sua vez, devem seguir elevadas durante boa parte do mês. A primeira quinzena promete ser quente e seca, com risco de onda de calor tanto no início quanto na segunda metade de setembro. Essa condição deve afetar especialmente o oeste e o norte de São Paulo, além de áreas de Minas Gerais.