Que tranquem todos!

Olá, legentes!

Existe uma frase do, sempre polêmico, Nelson Rodrigues, que diz: “A maior desgraça da democracia é que ela traz à tona a força numérica dos idiotas, que são a maioria da humanidade.”

Um pensamento muito próximo pode ser visto nas palavras de Umberto Eco — autor de “O Nome da Rosa”, 1980 —, que disse numa entrevista: “a internet deu voz a uma legião de imbecis”, frase que novamente conversa com Nelson Rodrigues; “Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos.”

Eu, todas as vezes que tomo pé das notícias sobre o processo que “se encerrou” nesta semana, com o trânsito e julgado referente à tentativa de golpe sofrida pelo Estado Democrático de Direito de nosso país, praticada pelo “núcleo 1”, penso nas citações de Eco, e de Rodrigues, e outras tantas que se assemelham.

Penso, como foi possível o Brasil se deixar levar por figuras tão deprimentes?… E perdoem-me, mas ninguém precisa compartilhar dessa minha interpretação. Democracia é assim: “A maior desgraça…”, exceto todas as demais formas de governo — alguém já disse mais ou menos isso.

Como tivemos um ministro que, hoje, alega ter o Mal de Alzheimer desde 2018? O tal general comandava um dos principais órgãos da estrutura de segurança do país: o GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

Tivemos no cargo mais elevado da nação um mito, é bem verdade isso. Um mitômano que não é capaz de manter qualquer declaração, pois mente, cria histórias, simula e dissimula o tempo inteiro.

Ainda agorinha, o “mito” dizia que foi curiosidade, que bateu a tornozeleira na escada — chega a ser deboche contra nossa inteligência —, ou que foi um surto.

E deve ter sido um surto mesmo, mas meio que geral ou maioritário nas urnas. Afinal, como explicar gente rezando para pneus, chamando Ets com celulares acesos sobre as cabeça? Surto coletivo? Alucinações “pseudopatrióticas” tidas em massa? Um homem de pijama e bombas contra o STF…

Eu tenho uma certa vergonha alheia, em relação a essas coisas… “Patriota” agarrado em caminhão… Tornozeleira derretida com um ferro de solda…

Houve tanta loucura, tanta idiotice, tantas aberrações — ainda existem —, que daria para ficar uma vida falando disso, mas eu penso que o melhor seja fechar este triste período que vivemos, e que alguns escolheram viver. É preciso trancar com reforçados cadeados quem ousou tirar de nosso país a possibilidade democrática de seguir, e quem sabe, não surtarmos — nem todos surtaram: eu não surtei — novamente.

Que tranquem todos aqueles que ousaram golpear o nosso Estado Democrático de Direito! Que os idiotas não tomem conta do mundo!

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/

Leia anterior

Operação Poço de Lobato desvenda fraude bilionária no setor de combustíveis em São Paulo

Leia a seguir

A Arte de Fingir Até que a Vida Acredite