O desejo de compartilhar seu conhecimento e ser uma influência positiva para as próximas gerações de bailarinos levou Juliana a iniciar sua carreira como professora
Juliana Ferrari, uma professora de Ballet Clássico da Secretaria de
Cultura de Valinhos, fala sobre sua trajetória que reflete a paixão pela dança desde tenra idade. Iniciando sua jornada aos 5 anos como atividade extracurricular em sua cidade natal, Itapetininga/SP, ela rapidamente se encantou pelo mundo do ballet. Aos 7 anos, ingressou em uma escola de ballet e começou sua formação pela metodologia RAD (Royal Academy of Dance), onde se graduou aos 16 anos.
Sua busca por aprimoramento a levou para Sorocaba, onde teve a oportunidade de trabalhar com diversos profissionais renomados e explorar diferentes gêneros da dança. Ao longo de sua carreira, participou de competições importantes, conquistando prêmios em eventos como o Prêmio Desterro, Passo de Arte e Taboão Fest Dance. Em 2020, mudou-se para Valinhos, onde deu início à sua formação como professora da metodologia cubana de ballet pela ENBC Brasil.
O desejo de compartilhar seu conhecimento e ser uma influência positiva para as próximas gerações de bailarinos levou Juliana a iniciar sua carreira como professora de ballet. Em Sorocaba, começou a estudar para dar aulas, e desde então, encontrou na educação uma forma gratificante de expressar sua paixão pela dança.
Atualmente, a bailarina ministra aulas da metodologia cubana de ballet para os alunos do Centro Cultural Vicente Musselli em Valinhos. Ela destaca os inúmeros benefícios que o ballet oferece para o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças, incluindo força, flexibilidade, equilíbrio, expressão criativa e trabalho em equipe. “Vejo a dança como ferramenta cultural na transformação de uma sociedade. Respeito, persistência, autoconfiança, responsabilidade e empatia são exemplos do que procuro promover durante as aulas”, completa Juliana.
Ensinar ballet para crianças apresenta desafios, mas para Juliana, cada pequena conquista e momento de orgulho de seus alunos reforça sua dedicação à profissão. Ela busca adaptar suas aulas às necessidades e interesses variados dos alunos, promovendo valores como respeito, persistência, autoconfiança e empatia. “Ensinar tem seus desafios, mas é sempre recompensador ver o progresso e brilho no olhar dos alunos ao aprender algo novo. As crianças possuem a capacidade de nos surpreender diariamente, o que torna o processo inspirador”, diz a entrevistada. Além do aspecto técnico, a entrevistada procura promover durante suas aulas valores culturais e habilidades que possam contribuir para a formação integral de seus alunos. Seu trabalho na rede municipal de Valinhos é marcado por momentos gratificantes, onde se sente inspirada e grata por poder compartilhar sua paixão pela dança e ser uma fonte de inspiração para seus alunos.