News

Prof. Nicholas Ferreira desvenda os mistérios e desafios da Filosofia na Educação

Docente enfrenta o desafio de estimular a leitura profunda em um mundo saturado de estímulos digitais breves

Por Gabriel Previtale

No dia 16 de agosto celebramos o Dia do Filósofo, aliado ao mundo da educação, este campo de estudo é repleto de indivíduos dedicados e inspiradores, e Nicholas Gabriel Minotti Lopes Ferreira certamente se destaca nesse cenário. Graduado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Nicholas atua como Professor de Educação Básica II em Valinhos, onde não apenas compartilha seus conhecimentos sobre filosofia, mas também cultiva a paixão pelo pensamento crítico e pela exploração intelectual entre seus alunos.

Nicholas, que começou sua jornada filosófica em uma livraria em Campinas, aos 19 anos, foi cativado pelo trabalho “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel. Esse encontro inicial o levou a explorar obras complexas como “A República”, de Platão, e a mergulhar em questionamentos profundos sobre a natureza humana. “As propostas e o jeito de conduzir o pensamento desses filósofos foram o suficiente para me intrigar de tal maneira que ali me despertou filosoficamente para questionamentos pertinentes à natureza humana”, ele relembra.

Ao abordar a importância da filosofia na educação, Nicholas enfatiza que a filosofia é a base de muitas disciplinas acadêmicas e científicas. Ele destaca que a própria metodologia científica e o raciocínio lógico têm raízes no pensamento filosófico. “A Filosofia nos obriga […] a seguir à risca o método científico além de estimular o debate e o aprendizado”, ele ressalta.

Mas como ele torna conceitos filosóficos complexos acessíveis e envolventes para seus alunos? Nicholas admite que é um desafio crescente, especialmente em uma era de estimulação constante de vídeos curtos e informações rápidas. Ele enfatiza a colaboração com colegas de diferentes disciplinas e incentiva os alunos a entenderem o contexto histórico e cultural por trás das ideias filosóficas, permitindo-lhes extrair lições de vida valiosas.

Siga o JTV no Instagram e fique por dentro do noticiário de Valinhos e região

No entanto, nem tudo são rosas. Nicholas enfrenta o desafio de estimular a leitura profunda em um mundo saturado de estímulos digitais breves. Ele destaca a importância de desenvolver habilidades interpessoais e de comunicação por meio do autoconhecimento e da reflexão filosófica. “Uma pessoa que se conhece razoavelmente, consegue se desenvolver e se comunicar com o mínimo de problema possível”, ele compartilha.

Nicholas não se esquiva dos dilemas contemporâneos. Ele incorpora discussões éticas atuais em suas aulas, abordando tópicos como a relação entre política e ética, a complexidade dos sistemas de impostos e o impacto das inteligências artificiais. Ele vê na filosofia uma ferramenta para preparar os jovens para um futuro onde essas questões serão fundamentais. Por fim, Nicholas defende apaixonadamente os benefícios duradouros do estudo da filosofia, independentemente da carreira que os alunos escolham seguir. Ele acredita que a filosofia capacita os indivíduos a questionar, analisar e julgar com discernimento, imunizando-os contra a desinformação e capacitando-os a buscar a verdade.

O trabalho de Nicholas Gabriel Minotti Lopes Ferreira é um exemplo inspirador de como a filosofia pode ser um farol de sabedoria em um mundo em constante mudança. Sua dedicação à educação e ao desenvolvimento do pensamento crítico entre os jovens de Valinhos é um testemunho vivo da importância perene da filosofia na sociedade contemporânea.

Leia anterior

CCR AutoBAn destina mais de R$ 1,4 milhões para Valinhos

Leia a seguir

8ª Feira Etapa de Universidades Internacionais acontece em Valinhos