Inspiração para o projeto surgiu da vontade de tornar o aprendizado de História mais dinâmico e cativante
Por Gabriel Previtale
Paulo Andrade, professor de História na Escola Estadual Flávio de Carvalho, em Valinhos, desenvolveu um projeto inovador para transformar o ensino de história em uma experiência interativa e envolvente. Inspirado pela popularidade do jogo Minecraft, Andrade criou a eletiva “Reconstruindo uma História”, que tem conquistado o entusiasmo dos alunos. Minecraft é um jogo em que você constrói coisas com blocos, em um mundo virtual aberto.
A inspiração para o projeto surgiu da vontade de tornar o aprendizado de História mais dinâmico e cativante. Paulo percebeu que o Minecraft poderia ser uma ferramenta poderosa para isso, utilizando a criatividade e a interatividade do jogo para envolver os estudantes de maneira única.
A eletiva “Reconstruindo uma História” acontecia uma vez por semana, em duas aulas dedicadas exclusivamente ao uso do Minecraft. Nessas sessões, os alunos não apenas jogavam, mas também participavam de atividades práticas que incluíam a construção de cenários históricos no jogo.
O projeto tinha vários objetivos educacionais: promover o protagonismo dos alunos, estimular a criatividade, incentivar a colaboração e aprofundar o entendimento histórico através da recriação de cenários históricos no Minecraft. O professor estruturou a eletiva de forma que houvesse um equilíbrio entre diversão e aprendizado, integrando discussões em grupo e a elaboração de um diário de bordo, onde os alunos registravam seus progressos e aprendizagens.
Os alunos se dedicaram a recriar civilizações antigas, como a Grécia Antiga, Egito, Roma, além dos períodos medieval na Europa e no Japão. A reação dos estudantes foi de completa felicidade e empolgação, muitos comentando que a eletiva superou suas expectativas. Os estudantes aplicaram o conhecimento histórico adquirido durante as aulas na recriação dos cenários no Minecraft, realizando pesquisas detalhadas sobre as civilizações, escolhendo blocos apropriados para construir estruturas autênticas e recriando monumentos significativos. Eles garantiram que suas construções fossem historicamente precisas e representassem fielmente as culturas estudadas.
Andrade avaliou o desempenho e a criatividade dos alunos através da observação do trabalho em grupo, das decisões sobre as civilizações escolhidas e da construção dos cenários. O diário de bordo também foi uma ferramenta fundamental para essa avaliação. O professor destacou a emergência de lideranças entre os alunos e interveio quando necessário para garantir que todos estivessem no caminho certo.
Comparado aos métodos de ensino mais tradicionais, Andrade notou uma diferença significativa no engajamento dos alunos. A utilização do Minecraft para recriar cenários históricos despertou mais interesse e participação ativa, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente.
O projeto “Reconstruindo uma História” é um exemplo inspirador de como a tecnologia e a criatividade podem ser utilizadas para revolucionar o ensino e tornar o aprendizado uma experiência prazerosa e significativa.