Programa Recâmbio de Campinas ajuda 1,5 mil pessoas em situação de rua a voltarem para casa

Programa oferece passagens e suporte para reintegração de pessoas em situação de rua

Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas

Nos últimos três anos, 1.562 pessoas em situação de rua em Campinas receberam passagens rodoviárias para retornar às suas cidades de origem por meio do Programa Recâmbio. A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social tem como objetivo oferecer suporte a indivíduos e famílias em vulnerabilidade, possibilitando o deslocamento para locais onde possam contar com melhores condições de acolhimento.

O levantamento aponta que, em 2021, foram concedidas 337 passagens, enquanto em 2022, período ainda impactado pela pandemia, o número subiu para 493. Em 2023, houve 316 embarques e, em 2024, até o momento, foram concedidas 376 passagens. Além do transporte, o programa realiza uma triagem social, disponibiliza abrigo temporário e auxilia na localização de familiares e na obtenção de documentação necessária para o embarque.

A prioridade é atender adultos com crianças, gestantes, idosos e migrantes em risco social. O Recâmbio faz parte da rede de assistência social do município e tem sido utilizado como um recurso para auxiliar na reintegração de pessoas que perderam seus vínculos sociais e familiares na cidade. A iniciativa busca proporcionar um recomeço em locais onde esses indivíduos possam contar com apoio e melhores condições de vida.

Leia anterior

Lula viaja a São Paulo para exames de rotina

Leia a seguir

Roubos e furtos de celulares disparam em Americana, enquanto outras cidades registram queda