Programa oferece passagens e suporte para reintegração de pessoas em situação de rua


Nos últimos três anos, 1.562 pessoas em situação de rua em Campinas receberam passagens rodoviárias para retornar às suas cidades de origem por meio do Programa Recâmbio. A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social tem como objetivo oferecer suporte a indivíduos e famílias em vulnerabilidade, possibilitando o deslocamento para locais onde possam contar com melhores condições de acolhimento.
O levantamento aponta que, em 2021, foram concedidas 337 passagens, enquanto em 2022, período ainda impactado pela pandemia, o número subiu para 493. Em 2023, houve 316 embarques e, em 2024, até o momento, foram concedidas 376 passagens. Além do transporte, o programa realiza uma triagem social, disponibiliza abrigo temporário e auxilia na localização de familiares e na obtenção de documentação necessária para o embarque.
A prioridade é atender adultos com crianças, gestantes, idosos e migrantes em risco social. O Recâmbio faz parte da rede de assistência social do município e tem sido utilizado como um recurso para auxiliar na reintegração de pessoas que perderam seus vínculos sociais e familiares na cidade. A iniciativa busca proporcionar um recomeço em locais onde esses indivíduos possam contar com apoio e melhores condições de vida.