News

Projeto aprovado prevê distribuição gratuita de medidores de glicose para pessoas com diabetes

Aparelho é uma tecnologia que permite o monitoramento contínuo dos níveis de glicose no sangue ao longo do dia

Por Bruno Marques

A Câmara aprovou, na sessão desta terça-feira, 12, projeto de lei que prevê a distribuição gratuita de medidores contínuos de glicose para as pessoas com diabetes Tipo 1, em Valinhos. O aparelho é uma tecnologia que permite o monitoramento contínuo dos níveis de glicose no sangue ao longo do dia. O texto foi apresentado pelo vereador Franklin (PL) e recebeu, posteriormente, a assinatura também dos vereadores Alécio Cau (PDT), André Amaral (PSD) e Rodrigo Toloi.

Segundo o vereador Franklin, o medidor oferece diversas vantagens em comparação aos métodos tradicionais de monitoramento de glicose, como os testes de picada no dedo com glicosímetros.

O vereador Alécio Cau disse que qualquer ação realizada para melhorar a saúde da população é bem-vinda. “No caso da diabetes, sabemos que, quando o paciente faz o acompanhamento e tratamento, de acordo com as recomendações médicas, ele tem menos probabilidade de ter problemas de saúde. As pessoas que não têm condições de comprar os medidores terão essa distribuição gratuita”, destacou.

Foi aprovado ainda projeto de lei da prefeita Lucimara Godoy que autoriza a Prefeitura a realizar processo seletivo

O vereador André Amaral ressaltou que em Vinhedo já existe lei que obriga a distribuição gratuita dos medidores. Segundo ele, não há previsão no orçamento de Valinhos para que essa lei seja colocada em prática ainda neste ano, mas que é possível fazer uma suplementação orçamentária, se for de interesse da Administração. “Não é caro. Em Vinhedo, o recurso que se gasta é pequeno, mas para o munícipe faz uma diferença tremenda, porque ele precisa, de fato, fazer um acompanhamento”, discursou.

Contratação de professores

Foi aprovado ainda projeto de lei da prefeita Lucimara Godoy (PSD) que autoriza a Prefeitura a realizar processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores substitutos. De acordo com a prefeita, o objetivo é cobrir as faltas inesperadas dos profissionais efetivos, que podem ocorrer por motivos de licença médica ou outros afastamentos.

Tribuna-palanque

Simone Bellini anunciou sua saída do Republicanos e filiação ao União Brasil: “Meus valores sobrepõem qualquer sigla partidária”.

Mayr (Podemos) oficializou sua pré-candidatura para prefeito

Dengue e canaletas

Alexandre Japa (PRTB) falou sobre sua presença em reunião de comissão contra a dengue com o intuito de combater a epidemia: “é importante que a população faça a sua parte”. Henrique Conti (PTB) mostrou a colocação de canaletas no Parque Valinhos feita por um morador local.

Zeladoria e estatuto

Alécio Cau (PDT) indicou troca de lâmpadas no Jardim do Lago, melhorias em estrada de servidão próxima à Campos Sales, na altura da JC turismo e troca de poste no Jardim Figueiras.

Marcelo Yoshida (PT) voltou a pedir, com urgência, a aprovação da revisão do estatuto do magistério e a realização de concurso para a Educação. “Hoje mais dois profissionais da rede pediram exoneração. Esperamos que a Secretaria não deixe alunos sem professores”, lamentou.

Carnaval e castração

César Rocha (União) falou sobre a doação de cheque de R$ 1560 à Casa da Criança, feita juntamente com Gabriel Bueno (MDB) pela venda de 53 abadás do Bloco do Adoniran Barbosa, durante o Carnaval. Ele também anunciou castração de cães e gatos no Parque Portugal: “Só vamos resolver o problema quando tivermos pelo menos 75% dos animais esterilizados e chipados”.

Homenageada

Indicada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), a economista Maria Cristina Briani foi homenageada com a medalha Sarah Kubitschek. Ela é conselheira do CMDM e atuou nos Conselhos Municipais do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Urbano.

Cris Briani, como é conhecida, também integrou o grupo Mobiliza Plano Diretor e é ativa no Centro de Cid, Defesa Direitos Humanos e Desenvolvimento Social “Dorothy Stang”.  Ela concorreu às eleições de 2020 e foi vereadora suplente em Valinhos em 2022.

Leia anterior

Márcio Rodrigues expõe “Paisagens Flutuantes” no Espaço Cultural Marco do Valle

Leia a seguir

Campinas utiliza inteligência artificial para vigilância de pacientes com dengue