Projeto aprovado reconhece ‘Tombo da Polenta’ como Patrimônio Cultural e Imaterial de Valinhos

Proposta é de Rafa Marques (PL) e teve coautoria de Edson Secafim (PL), Vagner Alves (Republicanos) e Kiko Beloni (Cidadania)

Por Bruno Marques

A Câmara aprovou, na sessão desta terça-feira, dia 25, o projeto de lei do vereador Rafa Marques (PL), que reconhece o ‘Tombo da Polenta’ como Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade.

Desassoreamento e novas fardas

Simone Bellini (UB) comemorou investimento de R$ 200 mil para a compra de novos fardamentos para a Guarda e disse que vai pedir mais R$ 200 mil para reformas na academia da corporação.


Henrique Conti (Republicanos) falou sobre o início do desassoreamento de represas, entre elas a do CLT, processo que foi parabenizado por Alécio Cau (PSB), que aproveitou o momento para pedir uma revitalização completa do local: “Está bem aquém do que a população valinhense precisa e merece”.


Jairo Passos (PL) elencou suas ações, entre elas uma visita à escola no Parque Portugal. Marcelo Yoshida (PT) declarou apoio aos professores do Sinpro e do Sesi na luta por melhorias salariais: “O reajuste oferecido, de 0,35%, não pode ser considerado”.

Dengue e Dia Municipal da Água

Thiago Samasso (PSD) citou matéria do Jornal Terceira Visão sobre aumento nos casos de dengue e pediu uso de drone da Guarda para identificar possíveis focos. Ele também solicitou notificações, e multas se necessário, a proprietários de imóveis que não zelam pela devida limpeza e prejudiquem as imediações.


Rafa Marques (PL) reforçou pedido e solicitou análise da vigilância sanitária. Ele também pediu notificação de empresas de telefonia que deixam fios soltos e exemplificou com o que foi feito, no último final de semana, no Pinheirão.


Fábio Damasceno (Republicanos) afirmou que o bairro São Luís está sendo atingido em cheio pela dengue. “É uma luta de todos nós: da população e do poder público. Ele pediu cronograma de visitações locais com fumacê.


Por fim, o vereador se chateou ao cobrar a aplicação de um projeto de lei de sua autoria aprovado há 18 anos: “É sobre o Dia Municipal de Água, que não foi colocado em prática um ano sequer”.


Na Tribuna Livre, o professor Edson Gonçalves Pelagalo Oliveira Silva palestrou sobre a importância da democracia.

Leia anterior

Bolsonaro e aliados viram réus por tentativa de golpe após decisão unânime do STF

Leia a seguir

Novo Ecoponto de Valinhos será no antigo almoxarifado da Prefeitura