Um projeto solidário está arrecadando brinquedos, doces e roupas para distribuir para crianças e famílias carentes no Natal em Valinhos. A iniciativa, chamada de “Natal Solidário” e que partiu da bombeira voluntária Andréia de Souza Santos Jorgino, tem ganhado corpo. “Este será o segundo ano que faremos com mais expressão, mas já realizamos doações de brinquedos e doces há mais ou menos cinco anos. Antes, porém, era uma coisa mais direta e intimista”.
Em entrevista concedida ao JTV, Andréia nos contou que a inspiração para o projeto veio do trabalho voluntário que realiza com outros colegas, principalmente envolvendo experiências com o público infantil. “A princípio, decidimos fazer uma coisa envolvendo somente a nossa família, mas, vendo que há bairros distantes e desassistidos, resolvemos ampliar o projeto”.
De acordo com Andréia, a arrecadação de doces, brinquedos e roupas para o público infantil e adulto será realizada até o próximo dia 22. Os itens arrecadados serão distribuídos nos bairros da região do Macuco (Macuco, Reforma Agrária, Morro das pedras), “uma área que não tem tanto espaço recreativo, como os bairros mais próximos do Centro”.
O projeto também está aceitando embrulhos de presente e a participação de mais voluntários, que poderão ajudar na separação, embrulho e entrega. Os voluntários também estão em busca de parcerias para serem pontos de coleta, e assim, poderem arrecadar mais presentes. Atualmente, o ponto de coleta das doações é a base dos Bombeiros Voluntários, que fica na Rua Minas Gerais, 255, na Vila Santana.
Para ser voluntário ou parceiro do projeto ‘Natal Solidário’, basta entrar em contato pelo fone e WhatsApp (19) 98880-5777. O projeto conta com apoio da Lvdos Inteligência Emocional e do 1° Grupamento de Bombeiros Voluntários de Valinhos (GBVV).
Há alguns anos a Lvdos realiza visitas do Papai Noel em casas e condomínios; e em contrapartida recebe donativos de brinquedos para distribuir para as crianças valinhenses. O GBVV visa a ação social como parte de sua missão, atuando não apenas em emergências e incêndios florestais, mas também com aqueles que precisam de ajuda, atenção e carinho.