A APAE Valinhos iniciou um novo projeto de dança voltado para o desenvolvimento de 100 crianças e adolescentes com deficiência intelectual, múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa, financiada pelo Fundo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), oferece aulas semanais de 50 minutos sob a coordenação do professor Rafael Palaro.
De acordo com a coordenadora de educação da APAE, Gisele Ormieres, a dança é uma forma universal de expressão que vai além do movimento físico, conectando corpo, mente e emoções. Para os jovens com deficiência, a prática contribui de forma significativa para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social, promovendo inclusão e melhorando a qualidade de vida.
Ormieres ressalta que a dança é especialmente eficaz no aprimoramento da coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade. Além dos benefícios físicos, como o fortalecimento muscular e o desenvolvimento da coordenação fina e grossa, a prática estimula funções cognitivas importantes, como atenção, concentração e memória. A dança também oferece aos participantes uma forma de expressão emocional e oportunidades valiosas de socialização, proporcionando uma sensação de liberdade e inclusão.