As ações do programa serão promovidas e desenvolvidas em parceria com as comunidades locais e as organizações da sociedade civil
Está em tramitação na Câmara projeto de lei do vereador Marcelo Yoshida (PT), que cria em Valinhos um programa para promover a cultura de paz e combate à violência em ambientes públicos. Para atingir seu objetivo, a proposta prevê uma integração das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Segurança Pública.
Estão previstas ações como campanhas de conscientização, palestras, fortalecimento dos canais de denúncias e de proteção às vítimas e realização de atividades culturais e esportivas. As atividades seriam desenvolvidas em espaços públicos diversos, escolas e unidades de saúde, assistência social e segurança.
O projeto diz que as ações do programa serão promovidas e desenvolvidas em parceria com as comunidades locais e as organizações da sociedade civil, de forma a garantir a participação ativa da população e a identificação das demandas e necessidades locais.
“As ações propostas visam não só prevenir a violência, mas também promover valores e práticas de convivência harmônica e respeitosa entre os munícipes de Valinhos”, destaca o vereador.
O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.