Lei do vereador Marcelo Yoshida traz ações que devem ser seguidas pelas instituições públicas para uma melhor cultura de não violência e apoio das mulheres
Está na pauta da sessão desta terça-feira (7), projeto de lei do vereador Marcelo Yoshida (PT), que estabelece diretrizes básicas para atendimento de mulheres vítimas de violência, em Valinhos. O texto elenca várias ações que deverão ser seguidas pelas instituições públicas da cidade para a criação de uma cultura de não violência e de apoio a essas mulheres.
Entre as diretrizes que constam no projeto está a capacitação permanente de agentes públicos das áreas de assistência social, saúde, educação, trabalho e segurança; a realização de campanhas de divulgação da Lei Maria da Penha; incentivo à pesquisa para aprimorar os serviços públicos; e criação de protocolos para atendimento policial e de saúde.
Além desse projeto, os vereadores também devem votar proposta do vereador Mayr (Podemos), que prevê a realização de sessões de cinema adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e outras síndromes semelhantes. O projeto obriga as operadoras de cinema de Valinhos a disponibilizarem pelo menos uma sessão por mês como forma de inclusão desse público.
Outro item da pauta é o projeto da prefeita Capitã Lucimara (PSD), que solicita autorização da Câmara para abertura de crédito adicional suplementar até o valor de R$ 3.645.000,00, destinado à locação de computadores e equipamentos de informática para todas as escolas do município. Na última sessão, o projeto foi aprovado em primeira discussão e agora passará por segunda discussão e votação no plenário.