News

Projeto Guardiã Maria da Penha reinicia curso gratuito de defesa pessoal.

Projeto já formou mais de cem mulheres

A sexta turma do curso de defesa pessoal, promovido pelo projeto Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos, teve seu início nesta quarta-feira (6), com a participação de 40 alunas. O curso tem a duração de oito semanas.

A primeira aula contou com a presença da prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Rossi de Godoy, e do Secretário de Segurança Pública e Cidadania, Dr. Argeu Alencar da Silva. Após receberem instruções sobre técnicas de defesa pessoal, as alunas participaram de uma roda de conversa seguida de um café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que será celebrado em 8 de março.

Durante o encontro, o Secretário expressou sua admiração pelas mulheres presentes, ressaltando a importância de sua participação no curso. “Não há conquista sem luta. A vitória das mulheres é a vitória de toda a sociedade. Agradeço a cada uma de vocês por acreditarem em nosso trabalho e por estarem aqui para participar desta formação em defesa pessoal”, destacou.

O curso tem como foco ensinar técnicas de defesa pessoal para mulheres, abordando condições básicas para enfrentar situações de violência iminente, especialmente de natureza física. São ensinadas técnicas de evasão de agressões e estrangulamentos, utilizando movimentos circulares, posicionamento do corpo e rotações.

Ao longo das aulas, as participantes aprendem a manter a calma em situações críticas de violência, seja em ambiente doméstico, nas ruas ou no local de trabalho, e a aplicar as técnicas para se afastarem do agressor e buscar ajuda.

Leia anterior

Programação comemorativa no Mês da Mulher em Valinhos destaca Projeto de Empoderamento Feminino

Leia a seguir

Árbitros comunicarão ao público as decisões revisadas pelo VAR no Brasileirão 2024