Os vereadores Gabriel Bueno e Mônica Morandi (ambos MDB) apresentaram, na sessão desta terça-feira, 12, projeto de lei que prevê a criação em Valinhos de uma Farmácia Popular para venda de remédios veterinários. A proposta é que a Prefeitura firme convênio com estabelecimentos públicos ou privados, que poderão vender medicamentos a preços mais baratos.
Parte do custo dos remédios seria arcado pela Prefeitura, por meio de subsídio, conforme explicam os vereadores. Segundo eles, a intenção é ajudar famílias de baixa renda que, muitas vezes, deixam de tratar seus animais devido ao alto custo dos medicamentos. “A saúde humana está relacionada à saúde animal, já que eles podem transmitir inúmeras doenças quando não são tratados devidamente”, afirmam.
O projeto diz que a Farmácia Veterinária Popular deverá atender às exigências de funcionamento de todas as farmácias e, para usufruir do benefício de compra a preço subsidiado, o tutor deverá comprovar renda mensal de até três salários mínimos. O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.