Protocolo de atendimento para síndrome gripal já está em vigor na UPA

Paciente com suspeita da covid-19 será encaminhado para uma sala isolada se testar positivo para a doença

Um novo protocolo de atendimento para os pacientes com sintomas gripais já está em vigor na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Agora, o paciente com suspeita de covid-19 irá realizar uma triagem antes de fazer o teste e, caso dê positivo, ele aguardará em uma sala isolada até passar por um médico.

Uma ficha de atendimento será aberta na recepção, o paciente é chamado para a triagem e, após isso aguarda ser chamado para a coleta do teste rápido de covid-19. Com o resultado, ele usará uma pulseira com a classificação de risco.

Se for negativo, será a cor verde e ele passará por atendimento na clinica médica. Se for positivo, a cor será amarela e o paciente será encaminhado para uma sala de isolamento de síndrome gripal, onde irá aguardar para a consulta com o médico.

“A medida foi necessária neste momento de aumento da procura por atendimento de pacientes com síndrome gripal e casos positivos de Covid-19 na cidade”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Aumento nos casos de covid-19

Com a nova variante da Ômicron, os casos da doença aumentaram em todo o país. De acordo com a Secretaria de Saúde, nos dias 7 a 11 de novembro, foram confirmados 52 casos, já na semana seguinte, de 14 a 18 do mesmo mês, foram registrados 146. Nesta semana, foram 163 casos.

Dezessete pacientes estão internados em Valinhos até esta quarta-feira, dia 23.

Leia anterior

UPA Carlos Lourenço em Campinas será hospital de campanha para covid-19 a partir de sexta (25)

Leia a seguir

Point do Food Truck não irá acontecer essa semana em razão do Brasil na Copa