GCM de Valinhos ajuda na prisão de quadrilha que furtava caminhonetes de luxo

Um furto de uma caminhonete Nissan Frontier 2025 em Valinhos, registrado no início de outubro, levou à desarticulação de uma quadrilha interestadual especializada em furtos de veículos de alto padrão. A ação foi resultado do trabalho integrado entre o Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos e demais municípios que compõem a Central Regional de Inteligência e Monitoramento (CRIM).
O crime ocorreu no dia 1º de outubro. A partir do registro da ocorrência, o COI de Valinhos iniciou uma análise detalhada das imagens de suas câmeras de monitoramento. O sistema identificou um veículo suspeito que, após cruzamento de dados e investigações, foi relacionado a mais de dez furtos de caminhonetes Nissan Frontier em diferentes cidades da região de Campinas.
Com base nessa informação, o automóvel foi incluído no sistema compartilhado do CRIM, possibilitando que todas as cidades integrantes da rede acompanhassem seu deslocamento em tempo real.
No dia 4 de novembro, o veículo suspeito foi flagrado saindo de Nova Odessa. A informação foi repassada imediatamente pelo sistema do CRIM, permitindo uma ação rápida da Guarda Civil Municipal de Sumaré, em conjunto com a Polícia Militar, que realizaram a interceptação.
Durante a abordagem, os agentes apreenderam adesivos de emplacamento falsificados, um bloqueador de sinal, miolos de chave e diversas ferramentas utilizadas em arrombamentos de veículos.
As investigações confirmaram que os suspeitos haviam furtado uma caminhonete em Nova Odessa poucas horas antes da prisão. Um homem e uma mulher foram detidos em flagrante e são apontados como integrantes de uma quadrilha especializada em furtos de caminhonetes de luxo.
O caso segue sob investigação, com apoio das equipes de inteligência do COI de Valinhos e de outras cidades que integram o CRIM, para identificar os demais envolvidos e esclarecer outros furtos relacionados.
“O trabalho em rede e o compartilhamento de informações entre os municípios têm sido fundamentais no enfrentamento ao crime organizado. Esse caso mostra como a tecnologia e a integração das forças de segurança podem trazer resultados rápidos e eficientes”, destacou o comandante da GCM de Valinhos, Anderson Gomes.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/

Leia anterior

Roda de Conversa sobre desenvolvimento psicológico infantil e juvenil acontece hoje em Valinhos

Leia a seguir

Caravana de Natal da Coca-Cola chega a Campinas nesta quarta-feira com desfile encantador e inclusão acessível