Inspirado no quadro de “repórteres mirins” do Fantástico, da TV Globo, apresentado pela saudosa jornalista Glória Maria, em 2017, o Jornal Terceira Visão lançou, nesta semana, o quadro ‘Repórter Mirim por 1 dia no JTV’. O projeto compõe uma série de quadros que prometem engajar os seguidores do Jornal Terceira Visão nas redes sociais.
O quadro ‘Repórter Mirim por 1 dia’ contará com crianças e adolescentes de Valinhos, com idade entre 5 e 14 anos, assumindo os microfones do Jornal Terceira Visão para conduzir videoreportagens que terão como proposta apresentar o olhar e a compreensão das crianças e adolescentes a respeito de variados assuntos.
Para a estreia do quadro, escolhemos o tema ‘Adaptação das crianças a um novo país’. A reportagem em vídeo, publicada nas nossas redes sociais na última quarta-feira, 12, foi conduzida pelo repórter mirim Ricardo Carrillo – um imigrante venezuelano de 12 anos, que chegou em Valinhos em 2019.
A partir do depoimento e ponto de vista das crianças entrevistadas por Ricardo, foi possível conhecer um pouco das dificuldades e desafios enfrentados pelos pequenos que chegam em um novo país e que precisam se adaptar a uma nova realidade. Claro que não existem apenas dificuldades, mas também alegrias, como pode ser visto no vídeo.
A adaptação a um novo país, cultura e idioma não é uma tarefa simples. E muito embora o aprendizado de uma nova língua seja mais fácil para as crianças do que para os adultos, elas também enfrentam suas dificuldades, inerentes à idade e às relações que precisam construir do zero na escola e nos ambientes sociais que passam a frequentar.
A gravação foi realizada pela equipe de reportagem do JTV na Acovidas (@acovidas), um projeto social de acolhimento e ajuda humanitária, que tem transformado a vida de imigrantes e refugiados que chegam a Valinhos em busca de um recomeço.
O projeto, idealizado e dirigido por César Braghetto, atua em diversas áreas, oferecendo suporte e ajuda direta em relação ao aprendizado de Português para os adultos; atividades artísticas para as crianças; serviços sociais e de saúde para as famílias; e principalmente, ingresso no mercado de trabalho.