“Quem mandou você gostar dessa mulher de fases?”

Há 25 anos, principal música de trabalho dos Raimundos virava um dos últimos mega hits do rock nacional

Por Bruno Marques

Tocava à exaustão nas rádios, na MTV, na TV, cinema, e até em festas de crianças. Mulher de Fases foi, sem dúvida, o maior hit dos Raimundos, sendo uma das faixas que alavancou a venda de Só no Forevis – quarto álbum da banda brasiliense – que completou, no último mês, 25 anos de seu lançamento.

Creditada ao ex-vocalista Rodolfo Abrantes e o guitarrista Digão, a faixa fala – com a irreverência escrachada tão característica do grupo – da imprevisibilidade de um relacionamento amoroso conturbado. Este, pautado pelas mudanças de humor da parceira, a mulher de fases.

TPM

Versos como “Ela é pró na arte de pentelhar e aziar”, “A doida tá me beijando há horas. Disse que, se for sem eu, não quer viver mais não”, “Meu namoro é na folhinha” e “A manhã já vai miar, se aguente. Que lá vem chumbo quente” se relacionam com um possível período de TPM – Tensão Pré Menstrual.

O tema de surgiu de forma espontânea, aproveitando um riff antigo de Digão e ideias de música brega. Com seu ritmo contagiante e letra divertida, Mulher de Fases tornou-se um dos maiores clássicos do rock nacional – sendo um dos últimos grandes hits.

Punk Country com violinos

A música foi classificada como um punk rock melódico com base country ultraveloz. É a única faixa de estúdio da banda a possuir um arranjo de cordas, incluído por sugestão do produtor Tom Capone.

O clipe venceu a categoria Escolha da Audiência do MTV Video Music Brasil 1999, consequentemente representando o país na categoria internacional do VMA do mesmo ano. O título do álbum, Só no Forevis, é uma homenagem ao saudoso Mussum.

Versões

Mulher de Fases foi regravada e incorporada ao repertório de diversos artistas nacionais e internacionais de diferentes estilos como Capital Inicial, Los Pericos – sendo um grande sucesso na Argentina -, Frank Aguiar, Pedro & Thiago, entre outros. Até o Casseta & Planeta, na época, fez uma versão chamada Mulher de Gases.

Leia anterior

Delegado aguarda reforço no efetivo do DP de Valinhos

Leia a seguir

Campanha Emergencial da APAE Valinhos arrecada mais de 30 mil até o momento