Deputado Rafa Zimbaldi: “Mais de 750 crianças já foram salvas de crimes brutais na internet”

A atuação do deputado estadual Rafa Zimbaldi como coordenador da Frente Parlamentar de Combate à Violência em Ambiente Digital contra Crianças e Adolescentes tem gerado resultados expressivos no Estado de São Paulo.

Criada por iniciativa do deputado Rafa Zimbaldi em abril de 2025 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a Frente Parlamentar nasceu diante do avanço alarmante de práticas criminosas que atingem o público infantojuvenil, como aliciamento, desafios autodestrutivos, estupros virtuais e incitação ao ódio.

Com forte presença na Região Metropolitana de Campinas e articulação com vereadores, prefeitos e lideranças locais, o deputado Rafa Zimbaldi coordenou uma série de encontros regionais em cidades como Araraquara, Iracemápolis, Guariba, Jaguariúna e Taubaté.

“O nosso objetivo é ampliar o diálogo com autoridades, especialistas e a sociedade civil, fortalecendo políticas públicas de proteção digital. É nosso dever trabalhar para garantir a segurança dos nossos jovens e fazer com que a internet seja um ambiente seguro”, afirma Rafa Zimbaldi.


Mapa do crime

Segundo Rafa Zimbaldi, a atuação conjunta da jornalista investigativa Carla Albuquerque, Instituto Aegis (AI), do Núcleo de Observação e Análise Digital da Polícia Civil (Noad) e do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) resultou na prisão de mais de 200 pessoas envolvidas com crimes contra crianças e adolescentes.

“Mais de 750 vítimas foram salvas de situações de risco extremo. As ações também evitaram 68 suicídios, 37 ataques a escolas, mais de 200 estupros e levaram ao fechamento de quatro lojas de produtos neonazistas”, destaca Rafa Zimbaldi. Rafa Zimbaldi destaca ainda que 740 criminosos são monitorados pelo Noad da Polícia Civil em parceria com o Instituto Aegis.


Cidadania digital nas escolas

A Frente Parlamentar reforça o Projeto de Lei 1193/2019, de autoria do deputado Rafa Zimbaldi, que institui o Programa Cidadania Digital nas escolas públicas e privadas do Estado e que foi aprovado pela Alesp na última segunda-feira (16), para ser lei estadual. A proposta prevê ações educativas para orientar crianças, jovens e adultos sobre segurança online, prevenção de riscos e uso responsável da tecnologia.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/

Leia anterior

Nesta quinta, Trenzinho de Natal volta a circular em Valinhos com passeio gratuito pelo Centro

Leia a seguir

O que abre e fecha em Vinhedo durante o período de festas