News

Rafaella Giardelli fala sobre os desafios e conquistas de uma médica veterinária

Rafaella trabalha com animais há mais de 3 anos

Saiba como apoiar essa profissão e cuidar de pets da maneira correta

Luanna Dias

No mês de setembro é comemorado o Dia do Médico Veterinário, homenageando os profissionais que se dedicam a cuidar dos seres mais puros, os animais. São anos de estudo e empenho para que possa ser oferecido o melhor tratamento possível aos bichinhos, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Rafaella Giardelli, de 24 anos, atua nessa área há 3 anos e trabalha com pequenos animais, atualmente se especializando em nefrologia veterinária, especialidade do tratamento das doenças do sistema urinário. Sua história com os animais começou desde que era pequena, foi criada ao redor de muitos deles durante seu crescimento e a partir daí seu amor só cresceu.

Todos os profissionais vivenciam dificuldades em seu trabalho. No caso dos veterinários, muitas vezes tutores negligenciam o cuidado com o seu pet, seja por falta de cuidado ou desinformação, e agravam algum caso que poderia ser facilmente resolvido. “A medicina veterinária também tem seus desafios. E para mim, lidar com algumas situações em que vemos nossa profissão ser desvalorizada, é um deles”, relatou Rafaella.

Os animais, assim como nós, têm sentimentos, sentem dor, medo e fome

Por isso, é importante que informações corretas circulem pela sociedade para que cada vez mais pessoas tenham acesso ao conhecimento e sejam capazes de cuidar corretamente de seus animais. Segundo a veterinária, alimentação de qualidade, medicações contra pulgas e carrapatos, vermifugação, vacinação, visitas ao veterinário e exames anuais são formas de manter a saúde do seu animalzinho. Dessa forma, é possível até descobrir doenças de forma precoce.

Cabe ao tutor promover o bem-estar de seu pet, fornecendo um ambiente agradável e seguro. “Os animais, assim como nós, têm sentimentos, sentem dor, medo e fome. Por isso, devemos conscientizar os tutores sobre a importância de oferecer um abrigo seguro, atividades para que eles expressem seu comportamento natural, uma alimentação de qualidade e claro, muito carinho”, afirmou a veterinária.

Além dos desafios, também há aspectos positivos. Para Rafaella, sua maior satisfação está em ver um animal se recuperar após receber seus cuidados e em receber o apoio dos tutores. “Ver um animal que ficou doente e conseguiu se recuperar, assim como ver a força de vontade de alguns tutores, são coisas que me deixam muito feliz”.

Para aqueles que compartilham do mesmo sonho que Rafaella, o conselho é seguir o seu coração. “A medicina veterinária oferece uma ampla gama de oportunidades para todos os interesses. Mantenha a mente aberta, escolha uma área que você realmente ama e encontre a felicidade na profissão”.

Leia anterior

Vinhedo terá oficina gratuita com violinista Nicolas Krassik

Leia a seguir

Campinas promove passeio ciclístico gratuito no parque ecológico neste domingo, dia 17