O Recanto dos Velhinhos anuncia o evento de comemoração dos 50 anos, com um jantar no dia 28 de outubro, no Country Club Valinhos. Será um jantar com dança, a cargo do Buffet Atenas, banda Star Brasil e um show com o cantor Tony Angeli.
O presidente, Ademir João Rossi, criou uma comissão que está cuidando de todos os detalhes deste evento que marca o Jubileu de Ouro da entidade. O Country Club Valinhos, através de seu presidente Thiago dos Santos, está apoiando esta realização como grande parceiro que é da entidade. Os convites já estão à venda a R$120,00, bebidas à parte. Reservas de convites podem ser feitas pelos números 3829-8181 no Recanto dos Velhinhos, Ademir: 98173-5825, Everson: 99797-1716 ou Fernando: 99863-6907.
Recanto dos Velhinhos
Em 30 de outubro de 1973, foi oficialmente fundado o Recanto dos Velhinhos de Valinhos, em uma assembleia realizada na Sala Ivan Fleury Meirelles, na Prefeitura, na gestão do então prefeito Arildo Antunes dos Santos. Ele foi quem doou a área que foi desapropriada e onde hoje está construída a entidade, que ampara e acolhe 50 idosos.
Com a diretoria constituída, o primeiro presidente foi Oswaldo Bombonatti e a vice-presidente Arlinda Chiari Brandini. Outros presidentes estiveram à frente da diretoria, incluindo Elso Previtale, José Turchetti, Waldomiro Rossi, Norma Pontes Borin, Orlando Guirardello Sobrinho, Valdemar Pera, Paulo Ferreira, Ruth Busato, Geraldo Gardin, Fernando D’Ávila, José Rigacci, Carlos Roberto Teixeira e, atualmente, Ademir João Rossi, tendo como vice-presidente Marcelo Pera.
Após a fundação, começou a corrida para a implantação da entidade, e um nome se destacou nesta luta: Arlinda Chiari Brandini, conhecida como dona Linda, por todos os seus atos de benemerência na cidade. Dona Linda arregaçou as mangas após terem procurado diversas áreas, havia a possibilidade de comprar o terreno da família de Raymundo Bissoto. Foi então que resolveu buscar ajuda do então prefeito Arildo Antunes dos Santos.
A área de 32.185 m², onde está o Recanto dos Velhinhos, na Rua João Bissoto Filho, 2061, Bairro dos Ortizes, era uma antiga cerâmica de propriedade de Raymundo Bissoto. No local, havia oito casas, além dos fornos. Após passar para o Recanto dos Velhinhos, teve início outra luta, a de preparar o local para as futuras instalações da entidade. Muitos nomes precisam ser lembrados, como Elso Previtale, que envolveu os filhos na demolição dos fornos, Orlando Guirardello, que com sua capacidade técnica definiu as áreas que deveriam ser aterradas até a construção dos blocos para atendimento aos idosos, a participação de José Turchetti, conhecido como Sete Belo, Waldomiro Rossi, cheio de histórias e memórias, e tantas outras pessoas que não mediram esforços para que a entidade chegasse aos 50 anos.
O início das atividades foi nas três casas existentes, que hoje são utilizadas como Bazar de roupas e móveis. Oficialmente, o Recanto dos Velhinhos de Valinhos entrou em atividade em 15 de dezembro de 1979, após cinco anos de lutas, com a reforma das casas. Na placa de inauguração consta a inscrição: ‘Esta obra representa o esforço da coletividade. É um sonho do passado, a realidade do presente, um exemplo para o futuro’.
Hoje, o Recanto tem uma grande área construída de dois mil m², com 34 apartamentos, cozinha, refeitório, sala de terapia ocupacional, academia de ginástica e fisioterapia, circuito funcional, lavanderia, enfermaria, consultório médico, atendimento em psicologia, assistência social, pomar, horta, jardim, área de descanso, administração, campo de bocha, salão de eventos e vários programas como: Saindo da Rotina, Tampinha Legal, Musicoterapia, Caminhada Assistida e muitos outros que fazem da permanência do idoso na entidade uma extensão de suas casas, recebendo carinho, afeto e cuidados especiais.

