News

Receita Federal alerta sobre novo golpe por e-mail

Golpistas dizem que é preciso realizar correções para obter dados sensíveis das vítimas

Na última sexta-feira, dia 26 , a Receita Federal divulgou um alerta para toda a população sobre um novo golpe em circulação utilizando o nome da instituição. Os golpistas estão se aproveitando da temporada de declaração do Imposto de Renda em uma nova forma de armadilha virtual.

O golpe se inicia em encaminhamento de e-mails, informando às possíveis vítimas que foram encontrados erros em suas declarações, solicitando correção até a data limite da declaração, no dia 31 de maio.

Os golpistas encaminham um link, afirmando conter informações detalhadas sobre o procedimento a ser seguido. Ao clicar no link, as vítimas correm o risco de expor seus dados sensíveis aos enganadores.

A receita federal reforçou que eles não encaminham e-mails ou mensagens de texto solicitando correção das declarações por meio de links.

Se a declaração de Imposto de Renda caiu em malha fiscal – popularmente conhecida como malha fina – o contribuinte pode receber um Termo de Intimação Fiscal. A intimação é enviada sempre que for necessário apresentar documentações que comprovem as informações prestadas na declaração. Informações essas entregues no endereço do contribuinte.

Para evitar riscos de golpe, a Receita Federal disponibilizou algumas orientações sobre como não cair em golpes envolvendo o nome da instituição. Confira:

1 – Desconfie de e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda;

2 – Nunca clique em links suspeitos ou desconhecidos, pois podem direcionar você a sites maliciosos ou baixar programas prejudiciais em seu dispositivo;

3 – Não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;

4 – Verifique sempre a autenticidade das comunicações que parecem ser da Receita Federal. Lembre-se de que a Instituição utiliza principalmente o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site institucional como canais seguros de comunicação.

Leia anterior

Campinas promove 17º Festival do Japão

Leia a seguir

Vagas de emprego disponíveis no Tenda Atacado nas cidades da região de Campinas