A Prefeitura de Valinhos segue com a décima etapa da Operação Cata-Bagulho até esta sexta-feira (24), abrangendo 18 bairros, incluindo São Cristóvão, Jardim Imperial, Vila Jair e outros. Este ano, a operação, que normalmente ocorre no segundo semestre, foi antecipada para 18 de março, em resposta ao Comitê Municipal de Prevenção e Controle de Antropozoonoses para auxiliar no combate à dengue.
A iniciativa se estenderá por 15 semanas até o final de junho, com um total de 151 bairros e o Centro de Valinhos contemplados. A décima primeira semana começará na próxima segunda-feira (27) e irá até quarta-feira (29), atendendo 14 novos bairros, entre eles Nova Valinhos, Castelo, Soleil, Vila Norma e outros.
O calendário completo da Operação Cata-Bagulho está disponível no site da prefeitura (www.valinhos.sp.gov.br). Além dos bairros previstos, os serviços de recolhimento em Macuco, Reforma Agrária, Capivari e condomínios podem ser agendados pelos telefones (19) 3829-6012 ou (19) 3829-6027, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.
A Operação Cata-Bagulho visa a evitar o descarte irregular de móveis, sucatas, eletrônicos volumosos e outros itens, frequentemente abandonados em espaços públicos. A conscientização dos moradores é essencial para garantir o descarte correto nos dias programados ou nos ecopontos apropriados.
Os itens recolhidos incluem móveis, colchões, sofás, sucatas e eletrônicos. Entretanto, galhos, resíduos de processos produtivos, entulhos e restos de materiais de construção não serão coletados. Os materiais devem ser colocados no passeio público na manhã do dia programado para recolhimento. O descarte irregular em vias públicas, terrenos baldios e áreas verdes é proibido e sujeito a multa, conforme a lei n° 2953/96.
Para mais informações, os moradores podem entrar em contato com o Departamento de Limpeza Pública pelo telefone (19) 3829-6012, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.