Regina Gurian explica como a acupuntura auxilia no bem-estar

Profissional conta como funciona sessão e como beneficia o dia a dia

Por Rafaela Duarte

A acupuntura é um dos métodos terapêuticos da medicina tradicional chinesa, que tem como objetivo trazer o equilíbrio energético das funções fisiológicas do organismo. Se trata da introdução de agulhas em pontos específicos do corpo. Entendendo a importância do tema, entramos em contato com Regina Célia Gurian, bióloga e farmacêutica com pós graduação em acupuntura, com intuito de informar um pouco sobre essa técnica e de que maneira ela é utilizada no auxílio da saúde.

A profissional explica que a sessão tem como base a queixa principal do paciente, que após diversas avaliações estabelecerá o tratamento específico para o quadro apresentado. Os recursos que podem ser utilizados no tratamento são agulhas, moxabustão, auriculoterapia, ventosaterapia, fitoterapia chinesa e orientações de dieta, tudo baseado na medicina chinesa. O tempo da sessão é de aproximadamente 1h, porém a primeira é de 1h30.

Diversas pessoas associam essa técnica a tratamentos de cunho emocional, como depressão e ansiedade. Segundo Regina, isso é uma realidade e possui excelentes resultados. Ela diz que essa patologia é observada através de órgãos e vísceras, descobrindo de que maneira esses desiquilíbrios se manifestam.

Para compreender de que maneira a acupuntura auxilia no bem estar, é preciso entender um dos pilares da medicina chinesa, o conceito do Yin e Yang, que relaciona o princípio da energia e da matéria. O Yang representa os aspectos que caracterizam o movimento, calor e claridade. Já o Yin representa o oposto do Yang. Com isso, constata-se que fisiologia do corpo humano também obedece a um equilíbrio decorrente da influência de estímulos opostos.

Assim os estímulos provocados pela acupuntura apresentam efeitos no organismo, tanto local como sistêmico, sendo mediados por diferentes neurotransmissores, como a endorfina e serotonina. A liberação destas substâncias, favorecem o alívio de dor, possuem ação anti-inflamatória, aceleram o processo de cicatrização, tem efeito ansiolítico, regulam o sono, e promovem a sensação de bem estar. Outro aspecto da medicina chinesa é promover mudanças de pensamentos, alimentação, relação com o ambiente.

Existe um certo receio nos iniciantes, porém a especialista ressalta que quando respeitado a adoção das práticas universais de biossegurança durante a realização de procedimentos de acupuntura, a prática é muito segura. Os raros efeitos adversos encontrados são leves e temporários, como eventual hematoma e dor local da aplicação.

Quando relacionado ao pós-tratamento do Covid19, a acupuntura pode funcionar como um tratamento complementar para recuperar o pleno funcionamento do organismo. Os principais efeitos que auxiliam neste quadro são ação analgésica, anti-inflamatória e de relaxamento muscular, auxiliando também o reequilíbrio da saúde emocional dos pacientes. “Técnicas associando a acupuntura e Laser, demonstram excelentes resultados para o retorno de paladar e olfato”, destaca Regina

Se o assunto te interessou e você queira entrar em contato com a acupunturista para uma sessão, é somente encontra-la pelo Instagram Regina Gurian, pelo Whatssap no número (19) 981753752 ou pela clínica Katia Haranaka por meio do telefone (19) 37511222.

Leia anterior

Apesar de tudo!…

Leia a seguir

Josué Roupinha foi moldado através da Educação pela sua família formada por professoras