Percentual de espíritas, umbandistas e candomblecistas de Valinhos é o 4º maior da RMC

Cidade ainda possui o 2º maior percentual do quesito “outras religiões”, 6,6%, dentre os 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas

Por Bruno Marques

De acordo com o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e divulgado na última semana, há 3.956 espíritas em Valinhos, número que representa 3,5% da população.
Seguidores da umbanda e do candomblé somam 1.341 pessoas, que representam 1,1% da cidade.

🏙️ Na região

Apesar de minoritários, Valinhos é a 4ª cidade entre as 20 da Região Metropolitana de Campinas tanto no percentual de espíritas, quanto no de umbandistas/candomblecistas.
Entre as cidades com maior percentual de espíritas à frente de Valinhos estão Indaiatuba (3,8%), Paulínia (3,6%) e a vizinha Vinhedo (3,57%).
As cidades à frente de Valinhos com maior percentual de umbandistas/candomblecistas são a vizinha Itatiba (2,4%), Indaiatuba (1,4%) e a metropolitana Campinas (1,3%).

🔣 Percentual acima do nacional

O percentual de 3,5% de espíritas em Valinhos é 1,7% maior do que o percentual nacional que é de 1,8%.
Os 1,19% de umbandistas/candomblecistas também estão acima do percentual de 1,05% da contagem nacional.

🛐 Outras religiões e sem religião

Ao todo, 7.474 moradores de Valinhos têm outras religiões diferentes das já citadas (catolicismo, protestantismo, espiritismo, umbanda e candomblé). Essa parcela representa 6,6% da cidade.
Esse percentual é o segundo maior em comparativo com a Região Metropolitana de Campinas, atrás apenas de Sumaré, que tem 7%.
Por fim, 9.740 de residentes de Valinhos afirmaram não ter religião. Eles representam 8,6% da população valinhense. A nível nacional, 9,2% não tem religião.

Leia anterior

DAEV reduz em 69% número de reparos pendentes em vias públicas de Valinhos

Leia a seguir

Caminhão de concreto tomba no Alpinas