News

Representante do governo estadual visita Valinhos para falar sobre demandas da cidade

Plano Municipal de Habitação da Prefeitura foi uma das pautas discutidas no encontro

A Prefeitura de Valinhos recebeu nesta terça-feira, dia 28, a visita do subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Police Neto. O motivo de sua chegada foi para conhecer as demandas da cidade, como as áreas consideradas de risco em que moradores estão habitando. Ele se reuniu com os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da cidade.

Durante a reunião, os envolvidos falaram das demandas e explicaram para o subsecretário sobre as urgências e ações que a Prefeitura tem no seu Plano Municipal de Habitação.

A situação das famílias que vivem na área da Biquinha, núcleo urbano informal que faz parte do Programa Cidade Legal de regularização fundiária, localizado às margens da Estrada do Jequtibá, e também a área conhecida como Pinheirinho, foram discutidas durante o encontro. Principalmente a última citada, que durante o período de chuvas em janeiro e fevereiro, sofreu com as enchentes.

Os moradores das áreas de risco exigiram medidas emergenciais para a Prefeitura. Durante o período crítico da chuva, os valinhenses precisaram ser levados para um hotel da cidade.

Além disso, algumas famílias foram convidadas a participarem do cadastramento do programa de aluguel social, desta forma, elas poderiam se retirar dos locais de risco.  A área em que os moradores residem fará parte do projeto do Trem Intercidades, o TIC – um trem expresso com passagem na região, ligando a cidade de São Paulo a Campinas e com parada em Jundiaí.

“É importante que o Governo Estadual esteja mais aberto ao diálogo, dando a oportunidade de nos relacionarmos com mais proximidade e passando as demandas do nosso município na esperança de sermos atendidos. Também estamos buscando parcerias com o Governo Federal para encontrarmos uma solução para a demanda, bem como prospectando subsídios para atendimento do déficit habitacional”, disse o secretário Rafael.

“Queremos também tratar com os municípios sobre a reorganização dos programas apresentados e evoluir nas ações, como o Cidade Legal, que é um dos programas que a gente veio discutir aqui, muito importante porque ele regulariza fundiariamente no papel. A mesma coisa é na oferta habitacional, pois buscamos interpretar os planos municipais e as demandas nessa área, especialmente de famílias que vivem em áreas de risco. A determinação do Governador, para evitarmos tragédias como o episódio que deixou 65 mortos em São Sebastião, é que tenhamos um programa robusto com um detalhamento completo e investigação de todas as áreas de riscos no Estado”, falou o representante do Governo Estadual.

Leia anterior

Phygital: o 2 por 1 que visa impulsionar o varejo

Leia a seguir

Concerto de música sacra em Valinhos será realizado nesta sexta (31)