News

Respostas da Prefeitura de Valinhos às demandas dos munícipes em relação a UPA

Segurança no local, a disponibilidade de médicos e a presença de ambulâncias foram os temas abordados

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valinhos tem sido um tema de discussão e preocupação para muitos munícipes, que buscavam respostas sobre a segurança no local, a disponibilidade de médicos e a presença de ambulâncias. O Jornal Terceira Visão procurou a Prefeitura de Valinhos para obter informações sobre essas questões e as ações em andamento para melhorar o atendimento e a segurança dos pacientes.

Monitoramento 24 Horas para mais segurança

Uma das principais preocupações dos munícipes era a segurança na UPA, com sugestões de deixar um ponto fixo com Guardas Municipais em tempo integral. A administração municipal demonstrou estar atenta a essa preocupação e já tomou medidas nesse sentido. De acordo com a Prefeitura, a Guarda Civil Municipal (GCM) já realiza monitoramento 24 horas em tempo real na UPA e na UPINHA por meio de câmeras inteligentes integradas ao Centro de Operações e Inteligência (COI). Isso inclui imagens em tempo real 24 horas por dia e alarmes de emergência e urgência. Além disso, viaturas da GCM fazem patrulhamento constante na área, inclusive com pontos fixos em horários variados, incluindo finais de semana e feriados.

UPA de Valinhos vem sendo tema de discussões, mas Prefeitura de Valinhos afirma que vem se comprometendo a manter um serviço seguro e de qualidade para população

Aumento da presença de guardas municipais

O programa “Olho Vivo” também foi destacado como parte das medidas para reforçar a segurança na UPA. Esse programa inclui o monitoramento constante por meio das câmeras instaladas na unidade e o aumento das rondas dos guardas municipais.

Fila de espera e disponibilidade de médicos

Outra questão levantada pelos munícipes estava relacionada às filas durante o período noturno na UPA e à insuficiência de médicos. A Prefeitura observou que a demanda noturna é menor, cerca de 30% em relação ao período diurno, e que a fila é gerenciada com base na classificação de risco. A UPA conta com médicos disponíveis na porta, na sala de emergência e na sala amarela, além de um ortopedista no período noturno, de acordo com a demanda e o dimensionamento da unidade.

Ambulâncias e resposta a casos de urgência

Quanto à sugestão de deixar uma ambulância na UPA, a Prefeitura explicou que o Serviço de Atendimento Móvel de Valinhos (SAMV) está equipado com ambulâncias e profissionais para atender as ocorrências do município. Portanto, não é necessário alocar uma ambulância na UPA, uma vez que os pacientes que estão na unidade já foram devidamente atendidos e não correm mais riscos. Isso permite que as ambulâncias estejam centralizadas e prontas para atender casos de urgência em toda a região.

Resposta eficiente em casos de urgência

A Prefeitura assegurou que o SAMV está localizado a uma curta distância da UPA, com um tempo de deslocamento de apenas 4 minutos entre a base e a unidade. A equipe de reguladores do SAMV direciona as ambulâncias de acordo com a gravidade dos casos, garantindo uma resposta eficaz e imediata em situações de urgência.

Portanto, com medidas de segurança e respostas eficientes em casos de urgência, a Prefeitura de Valinhos busca proporcionar um ambiente seguro e atendimento de qualidade na UPA 24 Horas para os moradores da cidade e região.

Leia anterior

Heróis da saúde, como Dr. Ruy Meirelles, celebram dedicação e compromisso com a profissão

Leia a seguir

Orçamento de 2024 sinaliza mudanças significativas em diversas áreas sociais, com desafios a serem superados