Restaurante solidário de Jon Bon Jovi causa polêmica com prefeito nos EUA


Projeto do cantor oferece refeições gratuitas para pessoas em situação de rua em biblioteca pública, mas iniciativa foi alvo de críticas do prefeito de Toms River

Mesmo com forte adesão ao projeto e dos elogios que ele vem recebendo, a ação despertou a fúria do prefeito local, Daniel Rodrick

O cantor Jon Bon Jovi voltou a chamar atenção fora dos palcos por sua atuação social. Em fevereiro deste ano, ele e sua esposa, Dorothea, abriram uma unidade temporária do restaurante comunitário JBJ Soul Kitchen dentro da biblioteca pública de Toms River, em Nova Jersey. A proposta é simples e humanitária: oferecer refeições gratuitas para pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social. Para quem pode pagar, o valor sugerido é de US$ 12, com incentivo a doações adicionais para sustentar o projeto.

Apesar da forte adesão ao projeto e dos elogios que ele vem recebendo — inclusive do brasileiro Padre Júlio Lancellotti —, a ação despertou a fúria do prefeito local, Daniel Rodrick. Em entrevista à Fox News, o gestor acusou a iniciativa de “agravar a crise de pessoas em situação de rua” e chegou a declarar que o restaurante representa uma ameaça à segurança pública. Segundo ele, a instalação do restaurante na biblioteca seria um atrativo para moradores de rua de outras regiões, o que poderia transformar a cidade em um “ponto zero da população sem-teto de Nova Jersey”.

Sem apresentar soluções para a fome e a falta de moradia, Rodrick defendeu o fechamento imediato do restaurante e ironizou o projeto: “Se vão transformar isso num abrigo, é melhor já dar um cheque e um cartão-presente pra cada um. Eu definitivamente quero que feche.”

A JBJ Soul Kitchen já serviu mais de duas mil refeições, sendo 41% delas financiadas por doações voluntárias. A unidade de Toms River se junta às outras três já existentes em Newark, Red Bank e Jersey City, reforçando o compromisso do cantor com ações de impacto social. A repercussão da polêmica reacende o debate sobre o papel do poder público no enfrentamento da fome e da desigualdade.

Leia anterior

Festival Japa e Rock 2025: Música, Cultura Oriental e Gastronomia em Campinas

Leia a seguir

Sábado de Aleluia: Reflexão, Tradições e Preparação Espiritual para a Páscoa