News

‘RETALHOS’ ABRE O FESTIVAL DE TEATRO DE VINHEDO NESTA SEXTA-FEIRA

Festevi ocupa palco do Teatro Municipal de 21 de setembro a 7 de outubro com dois espetáculos estudantis e oito amadores

O teatro amador e estudantil irá ocupar o palco do Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus durante o tradicional Festival de Teatro de Vinhedo (Festevi), a partir de sexta-feira, 16, até dia sete de outubro.

O evento será aberto com o espetáculo gratuito “Retalhos” às 20h, do grupo Projeto Ensejo, vencedor da edição do ano passado, além disso o festival irá contar com a apresentação de duas produções estudantis e oito na categoria amador.

 “O Festevi promove encontro imperdível entre a nova produção de teatro e o público. Evento muito importante para estimular a arte e a cultura em Vinhedo e região, não só através dos novos artistas, mas também da participação dos moradores. Esperamos todos para conferir os espetáculos”, disse o prefeito Dario Pacheco.  

 A retirada dos ingressos para o show de abertura deve ser realizada na bilheteria do Teatro uma hora antes do início, sendo gratuito nesta sexta-feira. Já nos outros dias, entre 21 e 7 de outubro, será cobrado um valor de R$ 5, que será destinado para grupos que se apresentam no Festival. Os ingressos podem ser comprados com uma hora de antecedência no local.

O objetivo do Festevi é incentivar as atividades cênicas, estimulando grupos teatrais, instituições e associações do município e da região. O evento também pretende divulgar artistas locais, promover a formação contínua do público, destacar a importância social, educativa e cultural desempenhada pelo teatro, além de fomentar o estudo e a prática.

“As duas categorias do Festevi, estudantil e amadora, buscam incentivar artistas com diferentes tipos de vivência e conhecimento. Queremos incentivar o teatro e a formação de novos públicos”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto. Este ano são dois grupos na categoria estudantil e oito na categoria amadora. A expectativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Vinhedo é de público de 350 pessoas em cada dia de apresentação do Festival.

Programação do 28º Festevi

Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus

Rua Monteiro de Barros, 101, Vinhedo

Apresentações às 20h

Categoria Estudantil

21 de setembro

Peça: “Sherazade e as mil e uma noites” – Grupo Teatral Arteiros – Objetivo Vinhedo

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Shahriar foi traído por sua esposa e, após matá-la, decide se vingar de todas as mulheres do reino. Ele casava e, no dia seguinte, matava sua nova esposa. Até que um dia, Sherazade se casa com ele e passa contar uma história a cada noite, na tentativa de acabar com a vingança do sultão e adiar a sua morte.

22 de setembro

“Querido Evan Hansen, teatro musical” – Grupo Teatral Israel Schoba

Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: Dear Evan Hansen é um musical original escrito pela dupla de compositores Benj Pasek & Justin Paul, com libreto de Steven. A direção é de Regina Dias. Evan Hansen é jovem ansioso e com dificuldades de se relacionar, que acaba envolvido numa mentira sobre um colega de classe que cometeu suicídio, se aproximando da família do falecido. O espetáculo alerta jovens e familiares sobre problemas de saúde mental, defende acolhimento e propõe que a cultura do bullying seja erradicada.

Categoria Amadora

23 de setembro

Peça: “O som da nossa canção, o musical” – Cia. Tripé de Artes

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Uma trupe de teatro anda de cidade em cidade para contar ao público uma fábula encantada do sertão: a história de Pompeu, um jovem palhaço com um passado misterioso, e que sonha conhecer a vida fora do circo e viver um grande e verdadeiro amor. Ele encontra Iara, produtora de rapadura, que sonha em ganhar o mundo a bordo de sua carroça, e sofre com os boatos inventados sobre ela. O musical de dois atos resgata o formato e a estética do teatro épico. Conta com a participação de Edyelle Brandão, finalista do The Voice Brasil, como protagonista. São 20 canções originais e 23 atores em cena, cantando ao vivo.

28 de setembro

Peça: “A gaivota” – Cia. Meteoro

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: O amor e o ódio, o sucesso e o fracasso. Escolha que fazemos. Onde você está e o que quer ser? O quanto você dispõe de si para o próximo? Liberdade é pouco, o que você deseja ainda não tem nome. O tempo está voando como a gaivota.

29 de setembro

Peça: “Pandora” – Cia. Espelho CASP

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Pandora faz uma viagem pelo tempo junto com o inquieto Téspis em busca da moral perdida dos homens. Nessa viagem, presencia acontecimentos no mundo, que a deixam mais em dúvida se o Homem, depois de receber a chama da sabedoria roubada por Prometeu, conseguiu se tornar ético em sua conduta ou continua vendado segundo o Mito da Caverna de Platão.

30 de setembro

Peça: “Sacra Folia” – Cia. Entreatos

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Sacra Folia é uma comédia em que a Sagrada Família está sendo perseguida por Herodes. Na fuga, ela se perde e vem parar no Brasil. É ajudada por duas figuras bem conhecidas da comédia popular, João Teité e Matias Cão. Daí por diante, se arma a confusão.

4 de outubro

Peça: “Aquele que diz sim… Aquele que diz não” – Cia. Espelho Cênico

Classificação indicativa: 12 anos

A peça é uma união de duas histórias com dois finais diferentes, em que se debate o direito de ir contra as normas e costumes sociais, e o direito de dizer “não”. Um menino aceita participar de uma expedição de estudantes que irá atravessar as montanhas para buscar remédios e salvar a vida de sua mãe agonizante. Porém, manda a tradição de seu povo que, se um dos membros da expedição ficar doente, deverá ser jogado do precipício para morrer e não atrapalhar o andamento da expedição.

5 de outubro

Peça: “Um esboço sobre a esperança” – Cia. Céu Branco

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Obra de arte. Inspirado no texto de Samuel Beckett. “Que bom que você voltou. Ele devia estar aqui. Estava me sentindo só. Vamos embora. Custa a chegar, mas será maravilhoso. Apenas sorrir. Voltamos amanhã. A vida toda me comparei. Ajudou a passar o tempo. O que vamos fazer agora? Estamos esperando Godot. É mesmo”.

6 de outubro

Peça: “Caminho do Sol” – Núcleo Vamos

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: O grupo Vamos se arrisca a viajar pelo caminho de Peabiru, uma rota milenar que liga o oceano atlântico ao pacífico e que foi aberta por povos que viviam no local muito antes da invasão dos europeus. Hoje, poucos trechos desse caminho ainda existem e muitas histórias sobre ele ainda serão contadas. O Núcleo Vamos traça um caminho paralelo através de movimentos e sons sobre o que restou do peabiru.

7 de outubro

Peça: “Efêmera Gaia” – Cia. Manifesto

Classificação indicativa: 10 anos

Sinopse: Chegou a hora de voar e conquistar o mundo. Atrizes em busca de um sonho confrontam a realidade e a expectativa, brindando aos fatos que as rodeiam. Efêmera Gaia é uma criação coletiva que elucida algumas questões femininas atemporais com uma pitada de humor ácido e uma linguagem performática.

Leia anterior

VALINHOS CONFIRMA 14 NOVOS CASOS DE COVID-19

Leia a seguir

CAMPINAS REALIZOU 4ª EDIÇÃO DA FEIRA DAS MULHERES EMPREENDEDORAS