Rede social que marcou os anos 2000 promete volta com foco em privacidade e conexões reais
Um dos nomes mais lembrados da internet nos anos 2000, o Orkut pode estar prestes a voltar. A notícia foi confirmada pelo próprio criador da rede, o turco Orkut Büyükkökten, durante o Rio Innovation Week. Segundo ele, uma nova plataforma está sendo desenvolvida, inspirada na essência do antigo Orkut, mas com recursos mais modernos e foco em uma experiência digital mais saudável.
A proposta vai na contramão das redes sociais atuais, dominadas por algoritmos de engajamento. A nova versão promete valorizar a privacidade, promover conexões verdadeiras e oferecer um ambiente mais humano. “Queremos trazer de volta a sensação de comunidade”, afirmou o criador.
Entre os elementos que devem ser resgatados estão os clássicos scraps, depoimentos e as famosas comunidades. A ideia é manter o clima nostálgico que conquistou milhões de brasileiros, mas com a segurança e inteligência tecnológica dos dias de hoje.
Ainda não há data oficial de lançamento, mas o anúncio já movimenta as redes e desperta o saudosismo dos antigos usuários.