Americana lidera alta de roubos e furtos de celulares na região, enquanto outras cidades registram queda; especialistas alertam para medidas de segurança
O número de roubos, furtos e perdas de celulares aumentou em Americana (SP) em 2024, registrando alta de 19,6% em relação ao ano anterior. Foram 998 ocorrências contra 834 em 2023, tornando-se o maior crescimento percentual da região de Campinas. Já na metrópole, apesar de uma leve variação de 0,6% no total de registros, a média de 27 casos por dia chama atenção, totalizando 9.991 notificações no ano.


Enquanto Americana apresentou crescimento nos casos, cidades como Hortolândia, Indaiatuba e Sumaré registraram queda. Em Sumaré, as ocorrências passaram de 1.770 para 1.579, enquanto em Indaiatuba houve redução de 872 para 857. Já Hortolândia apresentou uma queda mais expressiva, passando de 1.705 para 1.521 registros.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) afirma que houve uma redução de 9% nos roubos e furtos em todo o estado em comparação com 2023. Além disso, a Polícia Civil recuperou 39 mil celulares, dos quais cerca de 36 mil foram devolvidos aos proprietários. A SSP reforça que as forças de segurança trabalham com inteligência para combater os receptadores, considerados peça-chave na cadeia desse tipo de crime.
Para evitar que criminosos tenham acesso a informações pessoais e dados sensíveis, especialistas recomendam medidas de segurança, como a importância de realizar backups frequentes dos conteúdos armazenados nos celulares, além de utilizar biometria facial ou por impressão digital. Também reforçam a necessidade de ativar autenticações de dois fatores para aumentar a proteção dos dispositivos. Com o avanço das ocorrências, essas práticas tornam-se essenciais para minimizar os riscos e evitar prejuízos aos usuários.