News

Rua do Bela Vista homenageia médico Oswaldo Cruz

Por Bruno Marques

Foi através da Lei nº 78 de 22 de agosto de 1956 que a antiga Rua Circular, na Vila Independência, bairro Bela Vista, recebeu a denominação de Oswaldo Cruz.

Médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro, ele foi pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da microbiologia no Brasil.
Oswaldo nasceu em 5 de agosto de 1872, na cidade paulista de São Luiz do Paraitinga. Seu pai também era médico e faleceu no mesmo dia em que Oswaldo se formou em medicina, no Rio de Janeiro, em 1892.

Cinco anos depois, passou uma temporada de dois anos em Paris, estudando microbiologia e imunologia no Instituto Pasteur. Com esses conhecimentos, e através da ciência, Oswaldo Cruz foi crucial no combate a epidemias, num tempo em que o país – com estruturas sanitárias totalmente precárias – era assolado por moléstias infecciosas.

À época, tal qual como hoje, o cientista teve que enfrentar uma turba de negacionistas, como no ‘episódio’ Revolta da Vacina. Ajudou a erradicar a febre amarela, varíola, malária e peste bubônica. Morreu em 1917, aos 44 anos, de insuficiência renal, quando era prefeito de Petrópolis.

Leia anterior

Inscrições para o vestibular 2025 da Fuvest começam nesta segunda-feira

Leia a seguir

ETE Capuava terá parada programada na próxima 4ª feira (21)