Soteropolitano também foi membro fundador presidente da Academia Brasileira de Letras
Por Bruno Marques
Pela lei nº 437 de 27/2/1964, a Rua 1 do Jardim Primavera, no Bairro Bela Vista, e o prolongamento da Rua 10, na Vila Boa Esperança, no Bairro Castelo, têm o nome de Rui Barbosa.
Um dos principais personagens históricos do Brasil no período entre o fim da monarquia e o golpe republicano, Ruy foi advogado, jurista, diplomata, escritor e notável orador, além de membro fundador presidente da Academia Brasileira de Letras.
Nascido em Salvador, na data de 5 de novembro de 1849, e desde a infância era afeito ao estudo de línguas. Antes de iniciar sua carreira política e diplomática, se formou em Direito e escreveu para o Diário da Bahia.
Foi deputado pela Bahia (1878 a 1884), foi nomeado o primeiro ministro da Fazenda da república (1889 a 1891), e foi senador por mais de 30 anos, de 1890 a 1923.
Bastante controverso, Ruy Barbosa defendia a república, mas se arrependeu amargamente após um ministério catastrófico. Foi abolicionista, mas mandou queimar documentos que poderiam beneficiar escravizados. Perdeu quatro eleições a presidente e morreu em 1923, aos 73 anos, após uma paralisia bulbar.
Com Y ou com I?
O Formulário Ortográfico de 1943 – que aconselhava o emprego de “Rui” em detrimento de “Ruy” – já não é mais vigente e não deve ser recordado como argumento para justificar a resistência quanto à utilização da forma correta de Ruy Barbosa.
A atriz Marina Ruy Barbosa é sua tetraneta.