Substituição de difusores, registros, limpeza e impermeabilização preparam unidade para o aumento da vazão
Na reta final das obras da segunda fase de expansão da ETE Pinheirinho, a Sanebavi realiza, esta semana, a limpeza e impermeabilização do tanque de contato. A unidade também receberá novos registros e mais de 90 novos difusores, em substituição aos atuais, que apresentam desgaste em função do uso por mais de duas décadas. A revisão está sendo feita nas nove linhas de operação do tanque.
“Estamos adequando a estação para ampliar a sua capacidade de tratamento para o dobro da vazão, mantendo a mesma eficiência. Todas as etapas do processo foram revitalizadas e modernizadas, assim como o tanque de contato, que após mais de 20 anos, terá os equipamentos substituídos para um melhor desempenho”, explica o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.
O tanque de contato é importante na finalização das etapas de tratamento do esgoto. O local é destinado ao processo de desinfecção, que é a destruição ou inativação de organismos patogênicos e de outros organismos indesejáveis, por meio da aplicação de cloro. Neste tanque é dosada uma solução oxidante para redução da carga orgânica remanescente e a eliminação de microrganismos patogênicos. Após a desinfecção, o efluente tratado é enviado ao corpo receptor com as propriedades rigorosamente dentro dos limites exigidos pela legislação vigente
As obras de ampliação da ETE Pinheirinho estão nas etapas conclusivas. Quando finalizadas, a estação terá capacidade para o tratamento do dobro de efluentes, aumentando a vazão de 140 para 220 litros por segundo, permitindo que os moradores sejam atendidos com eficiência pelos próximos 10 anos. A unidade Pinheirinho é responsável pelo tratamento de mais 65% do esgoto do município.