Secretaria da Saúde promove ações do Outubro Rosa neste sábado (19)

Departamento de Programas também realiza campanha para oferecer oportunidade de autocuidado

Neste sábado (19), a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, realizará uma série de ações vinculadas ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF) em comemoração ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Parque Portugal e Jardim São Marcos estarão abertas das 8h às 12h, oferecendo atendimento mediante distribuição de senhas e também para quem já tiver horário agendado. Entre os serviços disponíveis estão a coleta de Papanicolau, avaliação das mamas e a solicitação de mamografias. Além disso, serão promovidas atividades de conscientização, incluindo uma exposição com mamas que possuem nódulos e explicações sobre mitos e verdades relacionados ao câncer de mama.

As UBSs também terão, durante o período da manhã, outros serviços de saúde como agendamento de consultas, vacinação, aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, avaliação de peso e altura, e exames rápidos para HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis. Haverá também orientação sobre o uso de preservativos, ações voltadas à saúde bucal, e o cadastramento para acompanhamento pelas equipes de saúde da família.

De acordo com a Secretaria da Saúde, outras atividades de bem-estar estarão disponíveis, como auriculoterapia, quick massagem, esmaltação de unhas, maquiagem, design de sobrancelhas, reiki, e distribuição de brindes.

O Departamento de Programas também realizará uma campanha voltada para incentivar o autocuidado feminino, especialmente entre mulheres que estão com exames preventivos atrasados. A iniciativa busca alcançar mulheres que precisam realizar o Papanicolau (de 25 a 64 anos que não fazem o exame há mais de três anos, após dois anos consecutivos de realização) e a mamografia (de 40 a 69 anos que estão há mais de dois anos sem realizar o exame).

A campanha envolverá questionários aplicados nas recepções das UBSs, consultas a prontuários médicos e parcerias com faculdades. As mulheres identificadas com a necessidade de exames já terão seus procedimentos agendados.

Além disso, foi enviada uma pesquisa às mães de alunos da rede municipal de ensino fundamental, em parceria com a Secretaria da Educação. As mães que responderem ao questionário e apresentarem necessidade de exames serão encaminhadas para as UBSs de referência para agendamento.

Leia anterior

Aliança das Equipes agradece Valinhos pelo sucesso de evento solidário

Leia a seguir

Homenagem: Profº de história, Uassyr de Siqueira, fala sobre paixão pela docência