News

SEGUNDA FRENTE FRIA MUDA AS CONDIÇÕES DE TEMPO NA REGIÃO DE CAMPINAS

Temperatura deve despencar devido à intensa massa polar nesse fim de semana

Depois de um início de semana quente as temperaturas vão despencar com o avanço de uma forte frente fria nesta quinta (18) e sexta (19), que vem acompanhada de uma intensa massa de ar polar.

Na quinta (18) passagem de uma frente fria pelo estado muda as condições de tempo na região. Entre a manhã e a tarde, a condição prevista é de céu parcialmente nublado. Os ventos sopram de noroeste, assumindo intensidade forte a partir do final da manhã, com velocidades médias em torno de 35 km/h e rajadas da ordem de 60 km/h – condição semelhante da semana passada com fortes ventos, que causaram alguns transtornos, como a queda de árvores na região.

O dia amanhece com temperaturas em torno de 18ºC, e os ventos transportam um ar mais quente ao longo do dia, resultando em temperatura máxima de 32ºC e reforçando a sensação de calor. A partir do final da tarde, com a aproximação da frente fria, a nebulosidade aumenta e chuvas podem acontecer entre a noite de quinta e a manhã de sexta-feira.

Para a sexta (19) a previsão é de céu nublado a encoberto, com chuvas principalmente no período da manhã. A partir da tarde, após a passagem da frente fria, os ventos mudam de direção, soprando de sul a sudeste, e mantêm intensidade forte (30 km/h) e rajadas entre 50 e 55 km/h.

O dia amanhece com temperaturas em torno de 16ºC, e a partir da tarde entram em declínio: a mínima será registrada à noite, 10ºC. O sábado será de temperaturas baixas, ventos fortes e bastante nebulosidade, não se descartando também a ocorrência de chuva leve e isolada. 

Previsão do tempo para o estado de SP em 18/08/2022 pelo Cepagri

Estado de São Paulo

O clima em São Paulo para quinta-feira é a próxima frente fria que chega para mudar o tempo em todo o estado. A frente fria deve chegar à divisa Paraná/São Paulo ao final da madrugada ou início da manhã, e avança para as demais áreas do território paulista ao longo do dia.

 Em todas as regiões, a condição pré-frontal é caracterizada por ventos fortes de noroeste que transportam um ar quente, especialmente a partir do final da manhã, com velocidades sustentadas entre 30 e 35 km/h e rajadas de vento entre 60 e 80 km/h, condição semelhante aos dias ventosos da semana passada.

Após a passagem da frente fria, a direção dos ventos muda e passa a soprar do sul, mas seguem com intensidade moderada a forte e com rajadas. Chuvas estão previstas por ocasião da passagem frontal, com menores probabilidades para o setor norte do estado (área de divisa com Triângulo Mineiro).

Há possibilidade de temporais em todos os setores, com maiores indicativos de tempo severo (incluindo vendaval e chuva torrencial) para o setor oeste do estado. A sexta-feira ainda pode ter chuvas na metade leste do estado, especialmente no período da manhã, com chuvas persistindo até o sábado apenas na faixa litorânea.

A expectativa é que ao longo do dia a nebulosidade diminua em boa parte do estado, permitindo entradas de sol, e, em associação com o escoamento de norte, devem favorecer elevação nas temperaturas, principalmente nos setores centro, norte e leste.

As máximas ficam entre 33 e 35ºC na faixa norte, entre 31 e 33ºC no centro do estado, entre 29 e 31ºC nas regiões de Piracicaba, Campinas, Mogi Guaçu e Vale do Paraíba, entre 26 e 28ºC nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Bauru, RMSP, e entre 22 e 24ºC no setor sul do estado.

Amanhã, as temperaturas ficam amenas no oeste, centro e sul do estado, pela combinação de nebulosidade e chuvas, mas devem subir ainda mais do que hoje no norte e leste do estado até o meio da tarde, antes da passagem da frente fria.

Fonte: Cepagri

Leia anterior

WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO ASSERTIVA ACONTECE NA REDE SÉCULO 21 EM VALINHOS

Leia a seguir

A PARTIR DE SEGUNDA (22) CAMPINAS LIBERA VACINAÇÃO DA QUARTA DOSE PARA MAIORES DE 35 ANOS